Novidades do sistema contábil da Prefeitura reforçam segurança e transparência

Fazenda
11/05/2022 16h50

As novas funcionalidades desenvolvidas para os sistemas de contabilidade e compras da Prefeitura de Aracaju foram apresentadas nesta quarta-feira, 11, às equipes financeiras dos órgãos da administração direta e indireta do Município.

O trabalho, capitaneado pelas Secretarias Municipais da Fazenda (Semfaz) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), visa otimizar os procedimentos contábeis desenvolvidos pela gestão, garantindo segurança e transparência.

Entre as novidades, foi demonstrado a automação da conciliação bancária, funcionalidade que vai gerar bastante agilidade na execução do serviço. “Com a nova ferramenta, o usuário do sistema poderá importar o extrato do banco e realizar a conciliação bancária de maneira virtual. Um trabalho muito mais rápido, seguro e eficiente”, ressalta o coordenador de Controle e Gestão de Sistemas da Semfaz, Marcos Dias.  

A segunda implementação apresentada diz respeito à Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf), uma obrigação fiscal, previdenciária e trabalhista exigida pelo Governo Federal.

“É uma funcionalidade que está sendo inclusa no Contabilis, uma vez que, como órgão público, devemos informar a Receita Federal, através do sistema de contabilidade, todas as informações previdenciárias”, complementa.

O carro-chefe da apresentação foi o lançamento do módulo de convênios, que fará parte do sistema de Compras integrado com o Contabilis. Segundo a coordenadora geral de compras e licitações da Seplog, Karina Calazans, uma implantação que vai gerar agilidade e transparência ao trabalho.

“Um sistema que monitora e nos dá a condição de trabalhar de maneira mais segura e ágil, sem dúvida, atende ao que tem sido foco da nossa gestão. Com a nova ferramenta, temos maior consciência na análise dos dados e na prestação de contas dos convênios, tanto externos quando internos”, destaca.

O sistema utilizado pela Prefeitura de Aracaju também passará a contar com o módulo de contratos, agregando informações sobre empenho, liquidação, pagamento de cada contrato, entre outras funções que antes só eram possíveis de acessar através de relatório.

Para o secretário da Fazenda, Jeferson Passos, com o avanço da modernização dos procedimentos internos, a administração tem caminhado, cada vez mais, para produzir informações seguras, ágeis e mais completas.

“Isso serve não somente para atender uma necessidade própria, de otimização do serviço que é executado pelas nossas equipes, mas também para melhorar a qualidade das informações que são prestadas aos órgãos de controle. Estamos cumprindo com o nosso papel dentro da administração pública, e oferecendo um serviço cada vez mais transparente e completo à sociedade”, enfatiza Jeferson Passos.

Capacitações
Após a apresentação geral das mudanças e novidades, a Semfaz e a Seplog, em parceria com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), ofertarão treinamentos específicos para cada implementação realizada no sistema.

As inscrições já estão abertas e seguem até a próxima sexta-feira, dia 13. As aulas serão ministradas divididas por temas: nos dias 17 (Aracaju Compras), dia 18 (Tribunal de Contas do Estado de Sergipe) e dia 19 (Contabilis).

Para o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio, o ciclo de capacitação é de grande importância para o processo de trabalho. “Uma oportunidade para que as equipes sejam treinadas de maneira detalhada e que possam, de fato, entender e operacionalizar o sistema. Eles serão capacitados para a teoria e voltarão para os seus ambientes de trabalho mais seguros para a execução do serviço na prática. Toda a equipe envolvida nesse investimento em modernização está de parabéns”, frisa o gestor.