Prefeitura e UFS promovem Projeto Viver Mais Leve na UBS Ávila Nabuco

Saúde
11/05/2022 17h00

Com o objetivo de combater o enfrentamento a obesidade no município, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), desenvolveu, nesta quarta-feira, 11, o projeto Viver Mais Leve, com os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ávila Nabuco, no bairro Ponto Novo.

O projeto é focado em atividades coletivas e na reorganização do processo de trabalho das Equipes da Saúde da Família, de modo a reconhecer o território, seus riscos e potencialidades, para induzir inovações tecnológicas e programáticas no enfrentamento da obesidade no SUS. 

Gerente da UBS, Priscila Monise explica que a idealizadora e coordenadora do projeto, a médica e professora de Endocrinologia do curso de Medicina da UFS, Karla Rezende, capacitou os profissionais da Saúde de Aracaju que trabalham nas Unidades.

“O projeto visa que o usuário seja acolhido, com um olhar para a qualidade da alimentação e da saúde física. Iniciamos com um grupo de 25 pessoas, todos com sobre peso e doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. O grupo terá uma duração de três meses”, explica.

Segundo a nutricionista da UBS Ávila Nabuco, Elenice de Oliveira, o índice de massa corpórea (IMC) do usuário é analisado e, a partir disso, são implantadas medidas individuais e coletivas do controle do peso. “As individuais na consulta médica, por exemplo, e as coletivas através do Viver Mais Leve, como se os participantes se eles estão cumprindo as metas e se conseguiram melhorar a quqalidade de vida, se não, ajustamos o que for necessário”, enfatiza.

A psicóloga e referência técnica da linha de transtorno psicossocial, Kamila Fialho, também conversou com o grupo. “Eles têm objetivos bem diferentes, mas todos estão muito motivados a buscar um estilo mais saudável, e procurando todas as informações para replicar dentro de casa, ajudando a melhorar a saúde de toda a família. O Projeto Viver mais leve não visa só o emagrecimento, mas a leveza no estilo de vida, nas relações interpessoais e consequentemente mais leveza no peso, porque os participantes acabam adotando escolhas mais saudáveis respeitando o processo individual de cada um”, reforça.