Prefeitura aproveita período de chuvas e intensifica o plano de arborização

Meio Ambiente
13/05/2022 12h18

A Prefeitura de Aracaju continua avançando na arborização da cidade. O programa “Aracaju Mais Verde” foi acelerado, com o começo do período chuvoso, iniciando o plantio de 2.000 mudas de espécies arbóreas, na avenida Beira Mar, por meio de convênio entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério do Meio Ambiente.

Com o clima propenso para a realização do projeto de arborização, a aceleração dessa fase conta com o plantio de mudas das espécies Ipê Rosa, Cajueiro e Craibeira cultivadas no Horto Florestal de Aracaju para serem plantadas no trecho do Parque da Sementeira até o Terminal da Atalaia (zona Sul).

Secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, destaca esse plantio como um grande avanço para a melhoria nas condições ambientais da cidade. 

“Acelerar o plantio nessa época chuvosa permite que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente dedique mais atenção, no segundo semestre, ao monitoramento dessas plantas, contribuindo para que haja um aumento na taxa de sobrevivência ecológica, de modo que possa evitar a mortalidade das plantas e garantir que o esforço seja plenamente alcançável, aumentando a taxa de arborização por habitante na capital”, ressalta Alan. 

O coordenador do Horto Florestal de Aracaju, Vítor Melo, ressalta que o período de chuvas é ideal para o plantio das espécies florestais. “Além do fornecimento de água, com o solo mais úmido, a planta sofre menos estresse no seu plantio e o favorecimento da temperatura facilita no seu crescimento. Essas espécies foram escolhidas de acordo com o local porque se desenvolvem muito bem nesse solo, junto ao clima que valoriza seu crescimento, além de contar com a beleza de suas flores que complementam no aspecto estético do trecho” frisou Vítor.

A próxima fase do plantio terá como destino as avenidas Mário Jorge e Delmiro Gouveia, no bairro Coroa do Meio.