Na manhã desta sexta-feira, 13, o Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), unidade socioassistencial gerida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, homenageou, em evento alusivo ao Dia das Mães, as mães usuárias do equipamento.
A iniciativa foi proposta pela equipe técnica composta por psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais que prepararam uma roda de conversa sobre os desafios diários das mães em situação de rua, os preconceitos que muitas vezes são voltados às mães solteiras, além de um bazar de roupas doadas por um voluntário.
De acordo com o coordenador do Centro POP, Edilberto Rodrigues, o encontro simboliza o retorno das atividades socioeducativas presenciais, já que este foi o primeiro evento coletivo pós pandemia, "então, nos traz uma alegria muito grande em poder organizar esse evento para as mães que são atendidas no Centro POP. Foi um espaço de festividade, confraternização, alegria e também de reflexão coletiva sobre o que é ser mãe na conjuntura da população de rua. As mulheres, de maneira geral, têm essa característica de serem pessoas acolhedoras e cuidadosas, sendo um diferencial na organização dos serviços, na metodologia do trabalho e, acima de tudo, na construção de uma identidade cidadã”, ressalta.
A usuária do serviço Cristiane Nascimento ficou feliz em poder celebrar o Dia das Mães na unidade. “Frequento todos os dias. A comemoração do Dia das Mães foi uma festa para mim e para todas as mães. Foi muito especial. Tivemos lanches e doação de roupas, além de conversarmos com outras mães sobre a discriminação que sofremos”, conta.
Em situação de rua, Daniela Beatriz Santos é mãe de seis filhos. Para ela, o Centro POP é a sua casa.
“Foi muito bom ter um evento como esse. Ser mãe, para mim, é uma maravilha, é uma dádiva recebida por Deus e nessa festa eu senti a minha importância. Foi tudo muito bem organizado, me diverti bastante. O Centro POP me ajuda muito”, considera Daniela.
Sobre o Centro POP
O Centro POP funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Laranjeiras, na região central da cidade, e disponibiliza uma série de serviços básicos essenciais para essa população, como a oferta de um local para higiene pessoal, entrega de ticket refeição, bem como para o auxílio na emissão de documentos que garantem cidadania e direitos sociais.