Programa Vida no Trânsito integra programação do Maio Amarelo

Saúde
13/05/2022 15h17

Com o objetivo de subsidiar os gestores para o planejamento de ações voltadas para redução dos índices de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Aracaju, através do trabalho intersetorial coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Vida no Trânsito (PVT), lançou o boletim anual elaborado pela Subcomissão Intersetorial de Coleta de Dados, Análise e Gestão da Informação do PVT, e segue intensificando as ações de educação e saúde, e integra a programação do Maio Amarelo. 

“O tema do Maio Amarelo deste ano é ‘Juntos salvamos vidas’ e a produção do Boletim Epidemiológico do PVT é uma estratégia de gestão intersetorial, com proatividade e parceria, que visa prevenir lesões e mortes no trânsito, para elaboração de um plano integrado de ações, orientado por evidências científicas e pelo perfil epidemiológico local. O Programa surgiu como um projeto, por meio de uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde, para propor estratégias para a diminuição dos altos índices de lesões graves e mortes no trânsito”, explica a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (NUPEVA) da SMS, Lidiane Gonçalves.

Além da SMS, integram o Programa Vida no Trânsito a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); o Departamento Estadual de Trânsito (Detran); a Secretaria Estadual de Saúde (SES); a Secretaria Municipal da Educação (SEMED), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);  o Conselho Municipal de Saúde (CMS); a Universidade Federal de Sergipe (UFS); a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública, representada pelo Centro de Estatística.
Boletim do PVT

O 6º Boletim Epidemiológico do programa apresenta o resultado da análise individual dos acidentes de trânsito fatais ocorridos em Aracaju, no ano de 2020. 

De acordo com a área técnica da SMS, Cláudia Costa, existe uma qualificação da análise de dados referentes aos acidentes de trânsito que ocorreram no município, sendo analisados os fatais, que são definidos como qualquer pessoa que tenha falecido imediatamente ou venha a falecer no período de 30 dias como resultado de um acidente de trânsito. 

“A aplicação da metodologia proposta pelo Programa Vida no Trânsito tem contribuído significativamente para o planejamento das ações intersetoriais, em Aracaju. É possível acessarmos documentos importantes nas análises estatísticas, como os Laudos Periciais das ocorrências, qualificando os bancos de dados por meio da troca de informações entre os órgãos envolvidos, possibilitando a análise mais completa dos acidentes de trânsito”, enfatiza Cláudia. 

PVT com dados de 2020

Foram registrados 2.387 acidentes de trânsito na capital, destes, 40 pessoas morreram, sendo 36 do sexo masculinos, enquanto que quatro foram pessoas do sexo feminino. Pela análise, em primeiro lugar ficaram os condutores de motocicleta (20), seguidos por pedestres (9), ciclistas (7), condutor (2), passageiro-moto (1) e passageiro (1). O bairro onde mais aconteceram os óbitos foi o Centro (4 mortes). 

Os dados divulgados através do Boletim são enviados aos gestores que fazem gestão de segurança no trânsito na capital para que subsidiem no planejamento, execução, monitoramento e avaliação de ações de prevenção de lesões e mortes no trânsito.
 
Programação do Maio Amarelo

17/05 (terça-feira)
Ação educativa sobre Segurança no Trânsito 
Local: Unidade de Saúde Geraldo Magela
Público alvo: Usuários SUS e profissionais de saúde da Unidade
Horário: 08h30

19/05 (quinta-feira)
Ação educativa sobre Segurança no Trânsito 
Local: Unidade de Saúde Marx de Carvalho
Público alvo: Usuários SUS e profissionais de saúde da Unidade
Horário: 08h30