Programa Ver a Vida já realizou cerca 2.800 consultas oftalmológicas

Saúde
16/05/2022 12h41

Com quase um mês de ação, o Programa Ver a Vida já realizou 2.892 consultas oftalmológicas nos dois consultórios instalados nos bairros e no estacionamento do Aracaju Parque Shopping. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é destinada a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estão aguardando liberação para atendimento oftalmológico.

A partir desta segunda-feira, 16, seguindo até o sábado, 21, a carreta segue instalada no Aracaju Parque Shopping realizando, durante toda a semana, as cirurgias dos usuários já atendidos nas consultas e consultas pós-operatórias.

De acordo com o coordenador de Inovação da SMS, Seif Brito, além das consultas, o programa também faz procedimentos e, até o momento, já foram realizadas 351 cirurgias de catarata e 90 de pterígio. 

“O atendimento na carreta acontece das 6h às 15h, e o objetivo do Programa Ver a Vida é contemplar as mais de seis mil pessoas que estão na fila de espera por atendimento oftalmológico, ofertando acesso a consultas, exames e procedimentos cirúrgicos”, explica o coordenador.

Absenteísmo

Até o momento, dos 6.518 atendimentos agendados, 2.892 pessoas compareceram para realização das consultas, resultando num absenteísmo de 56%, que é quando a pessoa confirma presença e não comparece.

“Quando a consulta é confirmada e o usuário não comparece, ele tira a vaga de quem poderia estar se beneficiando do serviço. É importante que a pessoa que não compareceu no dia e na hora marcada aproveite a chave da guia de agendamento que é válida dentro do mês. Se a pessoa não comparecer até o último dia de maio, terá que retornar à UBS de referência para reinserir a solicitação no sistema e, além desse transtorno, ela será automaticamente para o final da fila”, enfatiza Seif Brito.

Telefone para dúvidas

Para quem precisa tirar alguma dúvida sobre consultas, está disponível o telefone (79) 99653-2323, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Para as dúvidas de marcação, agendamento, encaminhamento, é necessário que o usuário volte à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.