Prefeitura de Aracaju realiza ciclo de palestras da Educação Especial

Educação
17/05/2022 11h59
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju realiza ciclo de palestras da Educação Especial

Professores da rede municipal de ensino e coordenadores pedagógicos poderão acompanhar, nesta quarta-feira, 18, o início do ciclo de palestras da Educação Especial, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). A primeira palestra terá como tema “Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): conhecer para incluir.

A palestra será realizada pela plataforma Google Meet, a partir das 19h30, e será comandada por Perolina Souza Teles, professora de Sala de Recursos Multifuncionais da rede municipal de ensino. Além de professora da rede, Perolina também leciona na rede estadual de educação, é licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação, além de possuir especialização em Psicopedagoga Clínica e Institucional. Atualmente, é doutoranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Durante o ano letivo de 2022, o ciclo de palestras contemplará temas como inclusão do estudante com altas habilidades, tecnologias digitais da informação e comunicação para educação especial, a importância da estimulação precoce na educação infantil, avaliação na educação especial e inclusiva, comunicação alternativa para estudantes não verbais, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, plano educacional individualizado, adaptações curriculares de atividades e materiais pedagógicos, alfabetização de estudantes público-alvo da educação infantil, entre outros.

Paralelo ao ciclo de palestras, profissionais das Salas de Recursos Multifuncionais e técnicos do Departamento de Educação Básica da Semed estão participando do curso avançado sobre o uso de provas piagetianas em avaliação cognitiva escolar. As provas piagetianas são recursos importantes para avaliação pedagógica e são utilizadas nas Salas de Recurso. O objetivo do curso é tornar os participantes capacitados para o uso destes recursos na avaliação cognitiva da aprendizagem escolar.