Dia Mundial da Hipertensão Arterial: Prefeitura orienta sobre hábitos saudáveis

Saúde
17/05/2022 12h31

Esta terça-feira, 17, é o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data alusiva à conscientização sobre a doença que afeta grande parte da população brasileira. Assim, prestando assistência aos aracajuanos portadores dessa comorbidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza serviços para o tratamento da doença.

As ações são disponibilizadas por meio do Programa da Rede de Atenção Primária (Reap), onde as marcações podem ser feitas por agendamento para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), via Portal Saúde no site da Prefeitura, ou pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 5, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 
“Os aracajuanos que suspeitam de problemas de hipertensão devem marcar uma consulta para um clínico geral na UBS mais próxima à sua residência, que receitará alguns exames. Caso haja alguma alteração, o paciente retorna para o clínico e passará a ser acompanhado na UBS. Esse acompanhamento pode ser medicamentoso ou não. É importante orientar que, na maioria dos casos, o tratamento é realizado na UBS. Só encaminhamos para uma especialidade quando há necessidade”, explica a nutricionista e referência técnica da SMS, Vanessa Barreto.

Quando o profissional percebe alguma cardiopatia ou problema cardiovascular nos pacientes com hipertensão, a orientação é que eles sejam encaminhados, via agendamento eletrônico pelo sistema IDS Saúde, por meio de regulação da SMS, para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos).

Ainda segundo a nutricionista da SMS, as mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos promovidas na rotina das pessoas favorecem muito a redução de doenças crônicas. “O recomendado é priorizar alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, hortaliças, grãos integrais, carnes magras, ovos, feijão e produtos lácteos desnatados. Ter um consumo regular de fontes de gorduras boas também é imprescindível para uma boa saúde, através de peixes como sardinha e atum, sementes como chia e linhaça, além do azeite de oliva extra virgem”, complementa.

Academia da Cidade

Algumas doenças têm relação com modo de vida e com sedentarismo, por isso a SMS desenvolve o Programa Academia da Cidade (PAC), com atividades durante todo o ano, contribuindo na redução direta de indicadores em saúde para doenças crônicas como diabetes, hipertensão, obesidade e sobrepeso. 

O PAC está ativo em sete pólos: nos bairros Farolândia, 18 do Forte, Santa Maria, Jabotiana, Santos Dumont, Cirurgia e Bugio. Nestes polos, as aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e das 15h30 às 17h30.

Também é desenvolvido pelo PAC o Clube de Corrida que, inicialmente, foi implantado no polo do Bugio e no polo do Centro de Criatividade, no bairro Cirurgia, cujas aulas são realizadas duas vezes por semana. No polo do Bugio, as aulas do Clube acontecem às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h. Já no polo do Centro de Criatividade, as aulas são às terças e sextas-feiras, das 16h30 às 17h30.