Ciclo de Treinamento prepara servidores para novas funcionalidades de sistemas da Prefeitura

Fazenda
17/05/2022 17h03

Teve início, nesta terça-feira, 17, o Ciclo de Treinamento para as Novas Funcionalidades dos Sistemas de Compras e Contabilis da Prefeitura de Aracaju, gerenciados pelas secretarias da Fazenda (Semfaz) e Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). Dividida em três temas, Aracaju Compras, Sagres do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e Contabilis, a capacitação visa preparar os servidores da administração direta e indireta para a operacionalização das ferramentas e suas mudanças mais recentes, de forma a otimizar o trabalho que é desenvolvido em cada órgão.  

Os temas definidos foram subdividos em módulos, iniciando, hoje, com as turmas de Contratos Individualizados e Convênio Interno.

“Fizemos alguns ajustes para que os nossos sistemas, cada vez mais, sejam compatíveis com as exigências feitas pela legislação vigente. A forma como recepcionamos as informações e prestamos conta faz toda diferença para a transparência e segurança da administração, por isso, temos buscado a integração entre as ferramentas e modernização do que é executado”, ressalta o coordenador de Gestão e Sistema da Semfaz, Marcos Dias.  

Amanhã, 18, ocorrerá as turmas do tema Sagres atos administrativos e protocolo eletrônico do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, com dois módulos, e, na quinta-feira, 19, finalizando os trabalhos, será a vez das implementações do Contabilis, com o módulo que falará sobre a novidade da conciliação bancária, bem como outras peculiaridades.

“As melhorias que foram acontecendo nos sistemas são fruto da rotina de trabalho de cada órgão, que nos sinaliza as principais necessidades diárias, bem como das exigências dos órgãos de controle que atuam no âmbito municipal. E o nosso esforço, enquanto gestão, é para tornar o que é produzido por aqui cada vez mais seguro e transparente”, afirma o gestor. 

Para a servidora da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, Valesca Teixeira, gestora de contratos, a participação nesse tipo de treinamento é de fundamental importância.

 “As novidades implementadas chegam para otimizar o nosso trabalho, torná-lo mais seguro e eficaz. E sermos treinados para essas mudanças é de grande valia, pois todos que estão no circuito desse trabalho vão se adequando a essa nova realidade. É importante haver essa troca de conhecimento”, pontua Valesca.