Prefeitura conclui repavimentação asfáltica da avenida Santos Dumont

Obras e Urbanização
18/05/2022 12h21

A avenida Santos Dumont, principal via de acesso à Orla da Atalaia está de cara nova. É que está concluída a obra de recapeamento asfáltico da via, realizada pela Prefeitura de Aracaju. Agora, condutores e pedestres que desejam acessar o principal cartão-postal da cidade ou trafegar no sentido Praias têm mais conforto e segurança no local.

Foi recapeada uma extensão superior a 7 km na avenida Santos Dumont, somando seus dois sentidos. Para tanto, a gestão municipal utilizou um total de 9.267 toneladas de Concreto Asfáltico Usinado à Quente (CAUQ), de produção própria da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Agora, para completar a obra, falta realizar o trabalho nos retornos e estacionamentos da avenida.

A intervenção foi necessária pelo alto desgaste provocado pelo fluxo de veículos e pela ação do tempo. Para substituir o revestimento, foi realizada a fresagem, que consiste na remoção de todo o antigo asfalto para aplicação de um novo. 

O material removido da via foi reaproveitado para compor base e o revestimento primário em outras localidades, promovendo economia de recursos públicos.

Conforme o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a revitalização de ruas e avenidas é parte fundamental para qualificar ainda mais a mobilidade urbana da cidade. “As vias recapeadas trazem mais segurança para condutores, em diversos modais, e aos pedestres. Além disso, também evita que os veículos sejam danificados. O bom estado do pavimento é fundamental, inclusive, para a nossa qualidade de vida. A Prefeitura vem fazendo um trabalho bastante significativo neste sentido, vem atuando em todas as zonas da cidade para levar este benefício. Assim, com os serviços mais básicos, conseguimos mudar a realidade das pessoas”, frisa o gestor.

A Diretoria de Operações realiza, ainda, intervenções para garantir a acessibilidade na avenida, como a recuperação e implantação de rampas para pessoas com dificuldades de locomoção e pisos táteis.

Sinalização

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizará a sinalização horizontal da via, assim como já fez no sentido Centro-Praias. O trabalho do órgão de trânsito envolve pintura das faixas de pedestres, das vagas de estacionamento e das linhas de eixo e bordo.