Aracaju participa de pesquisa nacional de saúde bucal

Saúde
18/05/2022 14h33

Aracaju é um dos 422 municípios participantes da terceira edição do SB Brasil, uma pesquisa nacional que tem como objetivo identificar e mapear as condições de saúde bucal da população brasileira. O censo foi iniciado esta semana e deve ocorrer até o próximo mês. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), bem como material instrumental, foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

“A capital sergipana tem o maior setor censitário do estado. Geralmente, cada município tem, no máximo, dois setores e, aqui, temos 55, que estão distribuídos pelos bairros. Além dos EPIs e do material instrumental, recebemos 18 dispositivos móveis de coleta (DMCs) com o aplicativo para inserção das informações registradas pelos servidores cadastrados, que são agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE)”, informa a coordenadora em Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), Gilmara Barreto.

Durante a primeira fase, os servidores cadastrados estão percorrendo as residências, confirmando os domicílios, através do aplicativo SB Brasil 2020, e identificando pessoas de faixas etárias específicas, que são: crianças de cinco e 12 anos de idade jovens de 15 a 19 anos; adultos de 35 a 44 anos e idosos de 64 a 75 anos.

Parceria

Na próxima fase, odontólogos e auxiliares de saúde bucal da Rede farão uma nova visita aos domicílios cadastrados para avaliar os usuários quanto à necessidade de tratamento dentário, avaliando os agravos como cárie dentária, condições gengivais, traumatismo dentário, condições de oclusão e pacientes desdentados que usem ou necessitem de prótese dentária, além da situação socioeconômica do usuário. Caso seja identificado um participante com algum problema bucal, o encaminhamento já será realizado para uma unidade com a oferta do serviço odontológico.

“Esperamos fazer exames para identificar esses agravos em, aproximadamente, 1.400 pacientes dentro dessas faixas etárias. Para isso, o Município firmou uma parceria com a Universidade Tiradentes, que disponibilizará professores e acadêmicos do Departamento de Odontologia para realização dessa etapa. Ao todo, 18 odontólogos participarão da avaliação nos 55 setores censitários distribuídos em Aracaju”, reforça Gilmara Barreto.

SB Brasil

O SB Brasil é o maior estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira. Estima-se que, em 2022, cerca de 50 mil usuários participarão do levantamento. O censo atualizará e dará continuidade aos dados modelos realizados em 2003 e 2010 e terá um investimento federal total de R$ 4 milhões.

Em Sergipe, 18 municípios foram selecionados para participar, entre eles Aracaju. Os demais municípios participantes são: Barra dos Coqueiros; Boquim; Carira; Estância; Indiaroba; Itabaiana; Itabaianinha; Lagarto; Monte Alegre de Sergipe; Nossa Senhora da Glória; Pedrinhas; Poço Verde; Propriá; Salgado; São Cristóvão; Simão Dias; Umbaúba.