Defesa Civil retoma atividades presenciais com o Nupdec do bairro Industrial

Defesa Civil
19/05/2022 15h55

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, na quarta-feira, 18, a primeira atividade presencial, deste ano, com o Núcleo de Proteção e Defesa da Comunidade (Nupdec) do bairro Industrial. O encontro teve como objetivo retomar as ações junto ao grupo, após o distanciamento provocado pela pandemia do coronavírus. O diálogo ocorreu com o foco de ampliar a aproximação com a comunidade, para estimular práticas de prevenção de riscos e promover maior resiliência na localidade. 

Durante a reunião, que ocorreu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Pedro Averan, as demandas da comunidade foram apresentadas pelos membros do núcleo à Defesa Civil. Houve orientação para os períodos chuvosos e diálogo sobre o monitoramento de pontos vulneráveis ao impacto das precipitações como canais, encostas e demais locais que possam apresentar algum risco à comunidade. 

A vice-coordenadora do Nupdec do bairro Industrial, Ana Maria Silva, revela que há grande expectativa para a realização de novas atividades e considera os benefícios da interlocução com o órgão. "Beneficia a comunidade. Uma ajuda efetiva, mais rápida frente às demandas da comunidade, para casos como desabamento, enchentes, até mesmo as casas que estão com rachaduras, como a minha. Nisso a Defesa Civil vai ajudar a gente", considera. 

A assistente social da Semdec, Sheila Rollemberg, afirma que os núcleos auxiliam o trabalho da Defesa Civil, diante das demandas específicas existentes na comunidade. "O NUPDEC é o nosso braço direito na comunidade. Os membros do grupo são moradores da localidade, e, portanto, conhecedores das demandas dessa região", indica.