Conselheiros destacam importância da II Conferência Municipal de Saúde Mental

Saúde
19/05/2022 16h39
Início > Notícias > Conselheiros destacam importância da II Conferência Municipal de Saúde Mental

Nesta quinta, 19, os delegados eleitos nas conferências livres compareceram ao Auditório Antônio Vieira Neto, para o segundo e último dia de programação da II Conferência Municipal de Saúde Mental, realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Entre os assuntos debatidos: cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

No último dia do evento, também foram eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual e, em seguida, da V Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), que acontecerá ainda este ano e terá como eixo central “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. 

Os conselheiros presentes reconheceram a importância da Conferência para o desenvolvimento de debates a respeito da saúde mental. 

De acordo com a presidente interina do Conselho Municipal da Saúde, Núbia Santana, são propostas da Conferência, ouvir e construir coletivamente a política de saúde mental. “Uma das diretrizes do SUS é o controle social, e tivemos uma participação maciça de trabalhadores, usuários e familiares, debatendo o que é preciso para melhorar cada vez mais a saúde mental no município. Todos juntos trabalhando, pensando e agindo para o bem comum", enfatiza.

“Uma das coisas mais importantes e que nos gratifica como agentes do Conselho é esta parceria desenvolvida com a SMS e com o Controle Social. A política de saúde mental, independente da área, só é possível ser realizada quando há o consenso de propostas e ideias, mesmo em construções divergentes”, reforça o conselheiro representante dos usuários, Ubiracy Suassuna. 

Para a conselheira representante dos trabalhadores, Maria Auxiliadora Santos, a Conferência teve um diferencial da participação da sociedade. 

“Superou as expectativas. Isso foi fruto do trabalho de mobilização que foi feito pelo Conselho junto à gestão da SMS, nas conferências locais e na mídia aracajuana. Essa mobilização é essencial porque a Saúde não é feita somente pelos gestores, mas, sobretudo, pela sociedade em geral”, destaca Auxiliadora.