Aracaju já vacinou mais de 50 mil idosos contra influenza

Saúde
19/05/2022 17h11

Conforme divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde, a meta nacional da vacinação de idosos contra influenza está em pouco mais de 40%. Na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), como aponta último levantamento realizado pelo Programa Municipal de Imunização, já foram vacinados 50.231 idosos, atingindo 61,15% da população vacinável.
 
A meta da SMS é vacinar 82.141 idosos na campanha desse ano e , para isso, de segunda a sexta-feira, o Município tem disponibilizado a imunização nas 45 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde, nos três shoppings da capital: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, no drive do Parque da Sementeira e no Carro da Vacina, que esta semana está instalado na Praça da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Lamarão. 

“Atualmente, a campanha nacional encontra-se na segunda etapa, que segue até o dia 3 de junho, no entanto idosos e profissionais de saúde que não conseguiram se vacinar, na primeira etapa da campanha, devem buscar sua imunização em um dos pontos disponíveis, munidos de documento de identificação com foto, cartão de vacinação e comprovante de residência de Aracaju”, orienta a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro. 

Segunda etapa

A mesma documentação é necessária para os grupos contemplados na segunda etapa da campanha de vacinação, além dos documentos que atestem a condição de saúde ou profissão. “Pessoas com comorbidades devem apresentar um laudo médico com CID de alguma das comorbidades listadas, com exceção dos usuários cadastrados em uma UBS [Unidade Básica de Saúde], que não necessitam portar a comprovação. No caso dos profissionais, será exigido um comprovante profissional, a exemplo do contracheque”, explica Larissa.

Na segunda etapa a campanha contempla: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade.

O Ministério da Saúde orienta que, crianças de seis meses a menores de cinco anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Influenza em anos anteriores, recebam apenas uma dose no esquema vacinal. Já as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.