Aracaju participa de um dos maiores eventos nacionais de georreferenciamento

Fazenda
19/05/2022 18h38

O Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais de Aracaju, IDE-Aju, executado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tem colocado a capital sergipana em um patamar de destaque no quesito georreferenciamento no país. Prova disto é que, durante esta semana, representantes da equipe que desenvolve este trabalho estão participando de um dos maiores eventos da área no Brasil, o MundoGEO Connect 2022, que acontece em São Paulo.
 
A ideia é compartilhar a experiência vivida aqui e, é claro, conhecer as práticas e soluções que vêm sendo aplicadas em outras regiões. 

Por três dias, os participantes estiveram envolvidos em cursos, seminários, feira de tecnologia, conhecendo soluções de coleta da realidade, usando satélites, aviões, drones e estações terrestres fixas e móveis; processamento de imagens usando inteligência artificial; e visualização e análise de informações usando os recursos 3D. Uma oportunidade de conhecer novas técnicas da área, como ressalta a diretora do Departamento de Tributos Imobiliários da Semfaz (Dtim), Ignêz Souto.
 
“A participação no evento é muito gratificante para Aracaju, pois é um reconhecimento do nosso trabalho. Um momento sem precedentes, que agrega muito ao projeto que desenvolvemos”, afirma Ignêz. 

Boas práticas 

Encerrando o evento, nesta quinta-feira, 19, a convite da organização, o secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, participou de um debate sobre boas práticas de Cadastro Territorial nos municípios brasileiros, no painel de discussões “Projeto e ações em Cadastro Territorial como ferramenta de gestão municipal”.  Na oportunidade, ele demonstrou o planejamento feito no Projeto IDE-Aracaju, as etapas já cumpridas, como a coleta de imagens aéreas e no solo; demarcação; fixação dos marcos ; e o início do tratamento das imagens. 

“O mais importante é que pudemos mostrar que a nossa estrutura de dados espaciais projetada é uma estrutura moderna, que vai permitir agregar nas diversas necessidades dos órgãos da Prefeitura de Aracaju. Nós teremos uma base de dados com informações georreferenciadas sobre meio ambiente, desenvolvimento econômico, população, renda; e tudo estará disponível não somente para a administração pública, que poderá utilizar estas informações para o seu planejamento, como para a sociedade em geral, através do Geo Portal”, enfatiza o secretário. 

Para ele, Aracaju está se tornando uma referência, pois é uma das poucas cidades brasileiras conduzindo um trabalho com esta amplitude, que permite, inclusive, a integração com a base de dados nacional. “Poderemos incorporar informações com o cadastro de terras, que vem sendo desenvolvido pelo Governo Federal, com o IBGE, órgãos locais, concessionárias de serviços públicos, universidades, entre outros. É um trabalho modelo; um caminho que poderá ser trilhado por outras cidades”, aposta.