Prefeito Edvaldo acompanha inauguração do Centro de Gastronomia do Senac

Agência Aracaju de Notícias
19/05/2022 21h48

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na noite desta quinta-feira, 19, a inauguração  do Centro de Gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe. Fruto de um investimento superior a R$ 13 milhões, o edifício recebe o nome do empresário Manuel Aguiar Menezes Neto, e conta com infraestrutura completa para a oferta de cursos profissionalizantes nas áreas de Hotelaria e Gastronomia, fortalecendo o ensino profissional na capital sergipana. Além do bloco de Gastronomia, o complexo inclui o novo Restaurante-Escola Senac Bistrô, promovendo um ambiente propício para os negócios e funcionando como uma ferramenta de economia criativa.

"É um momento muito importante para a nossa capital e para o estado. A inauguração desta unidade do Sesc/Senac não só fortalecerá o ensino profissional em nossa cidade, mas também vai expandir a geração de emprego e renda, além de contribuir para o impulsionamento do turismo. Este Centro de Gastronomia representa o pólo do desenvolvimento porque será um centro de formação que vai colaborar para uma mão de obra mais qualificada para hotéis, bares e restaurantes. Então, é muito importante do ponto de vista do desenvolvimento econômico na nossa capital", afirmou Edvaldo.

O prefeito destacou ainda a relevante homenagem ao empresário Manuel Aguiar Menezes Neto, que faleceu no ano passado. "Manelito foi um grande empreendedor, que teve um papel extremamente importante para o desenvolvimento econômico de Sergipe, edificando uma grande empresa, a Saman, e que, infelizmente, partiu precocemente. Nada mais justo do que um empreendimento que vai formar as futuras gerações levar o nome de um empresário que tanto contribuiu para a geração de emprego em nosso estado", reforçou.

Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), Laércio Oliveira enfatizou que o projeto inovador "transformará vidas". "As pessoas que aqui se matricularem viverão uma experiência singular. Entregamos uma estrutura muito boa porque queremos que nossos alunos saiam daqui muito bem preparados. Queremos que eles aprendam com o que há de mais moderno nos setores de Gastronomia e Hotelaria, para que se tornem os melhores profissionais. É um projeto que transformará vidas, como aconteceu comigo. Eu fiz dois cursos aqui, que foram fundamentais para mim. E agora, ao comandar este sistema, quis dar a minha contribuição para as futuras gerações", disse.

Estrutura

O restaurante-escola é dotado de ambientes pedagógicos para a realização de cursos nas áreas de Hotelaria e Gastronomia. O espaço conta com duas salas para aula teórica; três salas administrativas; recepção; suíte de hotel simuladas; Enoteca; auditório para reuniões de negócios; laboratório de gastronomia para o curso de cozinheiro; duas cozinhas pedagógicas para alunos em formação na área de panificação; além da cozinha do restaurante, onde se encontra um laboratório voltado para o setor de confeitaria. O local possui capacidade para atender 130 alunos, por turno. Já o restaurante tem capacidade para receber 100 clientes.

"Estamos entregando à sociedade um centro moderno, acessível e de muita qualidade.  Investimos mais de 13 milhões de reais para a reforma e ampliação do edifício Manuel Aguiar Menezes Neto e do restaurante-escola. Aqui, atenderemos 130 alunos, por turno. O nosso restaurante, totalmente modernizado, tem capacidade de atender até 100 pessoas, onde os nossos alunos exercerão a prática do que aprenderam. Educar para o trabalho é a missão do Senac e temos executado as nossas tarefas com muita determinação", expressou a diretora regional do Senac, Priscila Dias Felizola.

Grade de cursos

Entre os cursos que serão ofertados na unidade estão: massas e risotos; preparo de pizzas; boas práticas para serviços de alimentação; comidas típicas juninas; salgadeiro; pizzaiolo; vinhos e harmonizações; preparo de massas frescas e recheadas; preparo de queijos artesanais; atendente de lanchonete; decoração com bicos de confeitaria; e agente de alimentação escolar. Também fará parte da grade o curso de panificação, nas seguintes especialidades: técnicas e bases; métodos e preparos de cafés; charcutaria (linguiças artesanais e derivados).

Participaram da inauguração o governador do Estado, Belivaldo Chagas, a vice-prefeita, Katarina Feitoza, o deputado federal, Fábio Mitidieri, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o vereador Breno Garibalde, representando a Câmara Municipal de Aracaju,  o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), professor Jouberto Uchôa, além dos pais do homenageado, o empresário Henrique Brandão Menezes e sua esposa Carmen Vieira Menezes.