Assistência Social Presente: projeto leva atendimentos socioassistenciais ao Mosqueiro

Assistência Social e Cidadania
20/05/2022 15h36

A Orla Pôr do Sol, situada no bairro Mosqueiro, foi a parada do Assistência Social Presente, nesta sexta-feira, 20. O projeto da Prefeitura de Aracaju, gerido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, tem por objetivo levar atendimentos socioassistenciais volantes a diversos pontos da capital sergipana em escritórios móveis instalados dentro de um ônibus.

São ofertados serviços, programas e projetos promovidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), das Políticas de Habitação e de Transferência de Renda, além do veículo ser utilizado em trabalhos técnicos sociais realizados pelo Município em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). 

De acordo com a secretaria municipal da Assistência Social, Simone Santana, essa é a 6ª edição do projeto que já passou pelo Santa Maria, Santos Dumont, Japãozinho, Jardim Centenário e Areia Branca.

“Temos obtidos resultados positivos. Nessa região onde se encontram o Robalo, Mosqueiro, São José dos Náufragos, entre outros bairros, as unidades de referência são distantes e essas famílias precisam de uma atenção redobrada da Secretaria. As equipes de trabalho não ficam atrás dos muros dos Cras, Creas, Coordenadorias esperando a população vir até nós, nós vamos até ela, queremos estar perto, levando nossos serviços, ouvindo suas demandas”, ressalta Simone.

A secretária reitera o compromisso com a população que mais precisa dos serviços públicos. 

“Esse cuidado que a gestão do Prefeito Edvaldo Nogueira possui com as famílias é muito importante porque tentamos minimizar as situações de vulnerabilidade social através dos nossos serviços. Por mais que tenhamos 17 equipamentos espalhados por Aracaju, precisamos estar mais próximos dos usuários para dizer que a Assistência Social está aqui, presente”, destaca a gestora.

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), da Diretoria de Direitos Humanos (DDH), atuou na identificação da violação de direitos e orientações sobre a rede de proteção às mulheres. O Cras Antônio Valença e o Creas Maria Pureza, unidades socioassistenciais de referência da Zona de Expansão, levaram orientações, atuaram na identificação de possíveis violações de direito e fizeram encaminhamentos para serviços da rede de atendimento municipal. 

De acordo com a coordenadora de Políticas Transferência de Renda da capital, Yolanda Oliveira, entre os serviços mais procurados, estavam a atualização de cadastros e a inserção de novas famílias no Cadastro Único (CadÚnico).

“Identificamos um grande número de famílias com seus cadastros desatualizados. Conseguimos fazer as atualizações no banco de dados do Governo para que essas pessoas não percam seus benefícios, assim como a inserção de novas famílias no CadÚnico. Está sendo de suma importância a nossa estada nesse local. Sairemos dessa região quando todas as famílias tiverem sido atendidas, cadastradas ou com seus cadastros atualizados”, pontua Yolanda.

A doméstica Leila Rose Nascimento é moradora do bairro Areia Branca e aproveitou a visita do ônibus para atualizar o seu CadÚnico. “Consegui atualizar o meu cadastro e falar com uma assistente social. Me deslocar para o meu Cras que fica no Augusto Franco é complicado e como eles vieram aqui, ficou muito bom , já me ajudou muito”, observou.

A autônoma Nailza Silva estava acompanhada do seu filho caçula e de sua irmã, que também buscou por atendimento. Ela ouviu o carro de som anunciar a presença do projeto no seu bairro. “Vim atualizar o meu cadastro para incluir meu filho. Achei bom porque o Cras fica muito longe. Fui bem atendida, as meninas são atenciosas, foi rápido. Está aprovado”, disse.

Apoio

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para garantir a segurança da população e dos trabalhadores e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para organização do trânsito.

Próxima parada

O próximo bairro onde o ônibus ficará instalado será no São José dos Náufragos, no dia 3 de junho. O endereço será divulgado posteriormente nos canais oficiais da Prefeitura de Aracaju.