Prefeitura mantém equipes em alerta para possibilidade de chuva no fim de semana

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2022 17h01

Devido à possibilidade de continuidade da chuva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), manterá equipes de trabalho em alerta, para responder rapidamente a qualquer tipo de ocorrência. A previsão é de que a instabilidade climática siga até as 7h deste sábado, 21.

A administração municipal está acompanhando o índice pluviométrico e pode ser acionada, caso necessário, através do número emergencial 199, que funciona 24 horas, e, assim, prestar auxílio aos aracajuanos.

Aliada às ações preventivas, como a limpeza dos principais canais da cidade e das bocas-de-lobo da rede de drenagem, a estratégia de manter equipes sob aviso, constantemente preparadas, tem reduzido bastante o tempo-resposta da capital às intempéries climáticas. 

Há cerca de uma semana, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) recebeu o alerta de institutos nacionais sobre a possibilidade de chuva intensa e, em uma ação integrada a demais órgãos e secretarias municipais, reforçou serviços preventivos já realizados cotidianamente pela Prefeitura.

“O planejamento que temos traçado, de acordo com o que foi discutido junto ao Comitê de Gerenciamento de Crise, e uma maneira proativa de responder às chuvas, com equipes nas ruas desde cedo, tem nos tornado mais resilientes e facilitado a recuperação da cidade. Por isso, apesar da intensidade das chuvas ocorridas nas últimas horas, nenhuma ocorrência grave foi registrada. E é assim que queremos seguir durante todo o final de semana”, ressalta o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado. 

Balanço

Nas últimas 24 horas, foi registrado um volume de 58 milímetros de chuva e, ao longo desta sexta-feira, foram computadas 11 ocorrências, sem gravidade, todas prontamente atendidas pelas pastas competentes.

Das ocorrências, quatro dizem respeito a risco de desabamento: uma registrada no Japãozinho, onde foi preciso realizar uma interdição total da residência e realocação em segurança dos moradores, uma na Getimana, relacionada a um muro avariado, e outras duas no Jabotiana, com uma interdição parcial e um registro de infiltrações em um apartamento. Todo o processo foi feito pelos técnicos da Defesa Civil e acompanhado pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Outras quatro foram alagamentos em vias, no Jabotiana, Jardins, Bugio e Santa Maria, para onde foram mandadas equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para realizar a desobstrução das bocas de lobo e conseguir o escoamento da água acumulada. 

Por fim, no Olaria, a administração municipal foi acionada acerca da possibilidade de desabamento de uma árvore. Assim, uma equipe da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi ao local garantir a supressão da espécie e evitar qualquer possibilidade de acidente.

Alerta

Como um método de prevenção, a Prefeitura mantém a população informada sobre a previsão de chuva intensa na capital, por meio do Serviço de Alerta por SMS 40199, que funciona há quatro anos e já possui mais de 51 mil contatos telefônicos cadastrados. O sistema possibilita que a população receba, de maneira antecipada, informações sobre as condições climáticas bem como alertas sobre os fenômenos que precisam de uma maior atenção.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. A mesma pessoa pode cadastrar mais de um CEP, caso tenha interesse.