Agentes da Defesa Civil de Aracaju concluem curso de busca e salvamento

Defesa Civil
21/05/2022 08h59

Com o objetivo de manter a cidade preparada para situações de emergências, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve uma série de ações preventivas, o que inclui o aperfeiçoamento dos serviços e capacitação das suas equipes.
 
Por isso, agentes da Defesa Civil de Aracaju participaram do Curso Básico de Busca e Salvamento, ofertado pela Força Aérea Brasileira. A programação ocorreu entre os dias 16 e 20, no auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE). 
 
O curso é realizado pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira, e tem por objetivo capacitar os agentes de segurança pública e profissionais que possam agir de forma direta ou indireta em ações de busca e salvamento, os qualificando para atuar como novos elos do Sistema de Busca e Salvamento, SAR (do inglês Search and Rescue), além de valorizar a importância da atividade no Brasil. 
 
Para o coordenador técnico e operacional da Defesa Civil, Robson Rabelo, esse curso “apesar de ser básico, proporciona o aprendizado das técnicas de busca e da estrutura organizacional do sistema de comando de incidente da Força Aérea Brasileira. Como nós trabalhamos em parceria com a segurança pública, podem acontecer situações em que o Cindacta precise de alguma informação da Defesa Civil. Então, com essa capacitação, nossos agentes saberão como prover esse tipo de comunicação”, destaca. 
 
Ao todo, quatro agentes da Defesa Civil de Aracaju participaram da capacitação, entre eles o engenheiro civil Marcelo Augusto Gomes.
 
“Estou muito feliz por ter participado do Curso SAR-005. Com toda certeza mudou a minha visão, além de ter me capacitado para atuar como elo do Sistema SAR”, conta.
 
Além da Defesa Civil de Aracaju, também participaram da capacitação profissionais militares e civis de instituições civis, como Integrantes da FAB( Força Aérea Brasileira), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal(PRF), Polícia Militar, Samu, Petrobras, AENA, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Associação Brasileira de Multirrotores. Ao todo a capacitação contou com cinquenta participantes.