Prefeitura inicia cadastramento online para castração de cães e gatos

Saúde
24/05/2022 16h56

A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta terça-feira, 24, o cadastramento online para a castração de cães e gatos. O serviço é ofertado gratuitamente pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ), mas os tutores precisam atender alguns critérios para ter acesso.

Os responsáveis devem ter renda de até 1,5 salário mínimo e poderão cadastrar até cinco animais. Os cães e gatos devem ter idade entre 4 meses e 8 anos de idade; animais comunitários, que vivem em locais públicos, poderão ser esterilizados, desde que alguém se responsabilize e tenha um lar temporário para a recuperação pós-cirúrgica, assim como também as ONGs, Projetos e Protetores Independentes.

De acordo com a veterinária e gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, para que seja realizado o cadastramento, o dono do animal deve acessar o link: https://bit.ly/3wQ7I5r

“Para se inscrever no link, o responsável pelos animais deve acessar e preencher formulário. O preenchimento é muito simples, mas, caso haja alguma dúvida, os tutores podem entrar em contato com o CCZ pelo 3179-3564, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h”, detalha Marina.

Durante a inscrição, é necessário anexar carteira de identidade e os comprovantes de renda e residência em Aracaju. Já no caso das ONGs, será necessário ter CNPJ, comprovante de endereço e documento de identificação do responsável.

Castração

A castração começou a ser realizada no município em dezembro de 2017, quando a SMS iniciou o cadastramento das famílias cujos animais passariam pelas cirurgias e as avaliações com veterinários. 

Em 2021, foram realizadas 613 castrações e este ano já foram realizadas 222 castrações, sendo 205 felinos e 17 caninos. 

O procedimento cirúrgico previne doenças, o que tende a prolongar a vida do animal, como câncer de próstata, de útero e mama, reduz a agressividade e, ainda, diminui a demarcação de território.

A gerente explicou, também, que o cadastramento é o primeiro passo do processo de castração, depois disto o animal precisa passar por uma avaliação médica, com a realização de exames que atestarão se ele realmente tem condições de ser castrado.

“Após a castração, o animal também precisa de cuidados básicos como fazer os curativos no local da cirurgia e administrar de maneira correta os medicamentos prescritos (antibiótico e anti-inflamatório). Após o prazo de 15 dias, é feita a retirada dos pontos, que pode ser feita aqui no CCZ. Antes desse período orientamos para que as fêmeas usem uma roupinha para evitar contato com os pontos, e para os cães orientamos a utilização do colar elisabetano para evitar lamber o local da cirurgia”, orienta Marina Sena.