Modernização da iluminação pública tem potencial de reduzir criminalidade na capital

Agência Aracaju de Notícias
24/05/2022 16h14

Uma iluminação pública eficiente e de qualidade está diretamente relacionada com a sensação de segurança, tanto percebida, quanto real, uma vez que os criminosos preferem locais escuros para investidas surpresas contra as vítimas e para proteger suas identidades. Assim, ao iniciar o processo de modernização da iluminação pública na capital, com substituição das lâmpadas antigas por LED, a Prefeitura de Aracaju, por meio de Parceria Pública Privada com o consórcio Conecta, garante, além da economia ao erário, também a redução da criminalidade. 

O processo teve início no final de agosto de 2021, e tem como objetivo substituir as mais de 59 mil luminárias da cidade, em um prazo de 18 meses, com um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões. Além disso, 16 pontos turísticos terão iluminação especial, aumentando o embelezamento e o potencial atrativo dos cartões-postais da capital sergipana. 

Quando todo o parque estiver modernizado, a expectativa é de que haja uma economia aproximada de 60% para a Prefeitura, uma vez que a tecnologia de LED é 80% mais econômica do que as lâmpadas à vapor e 30% do que as fluorescentes.

Para além de poupar erário, a modernização é imprescindível para aumentar a segurança, pelas características das lâmpadas novas. As de LED proporcionam uma melhor qualidade visual em relação às convencionais, uma vez que são mais nítidas, emitem luz branca, que desperta maior atenção, diferente das lâmpadas de sódio, por exemplo, amareladas, e possuem maior raio de iluminação. 

“A boa iluminação pública é fator primordial no combate à criminalidade. Uma rua ou praça bem iluminadas desencoraja criminosos no cometimento de ações delituosas. A iluminação pública eficiente também permite que as câmeras do Ciosp tenham uma maior efetividade no monitoramento das áreas onde estão localizadas, e as imagens gravadas ficam mais nítidas, contribuindo nas diversas investigações”, aponta o diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), major Daniel Couto. 

Essas vantagens em relação à segurança pública não passaram despercebidas pela administração, de forma que o planejamento de execução da modernização prioriza os locais com um maior nível de criminalidade à noite. 

“O fator de segurança é muito importante, tanto que quando começamos a implantação da PPP, escolhemos os bairros mais periféricos, da zona norte, e depois o 17 de Março. Nesses bairros nós tivemos estatísticas de 2019 apontando os maiores índices de violência noturna em Aracaju. Então, na hora de definir as prioridades, levamos equipes para essas duas localidades”, aponta o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. 

A iniciativa tem avançado a ritmo acelerado, sendo que até o momento, já foram substituídos mais de 26.400 pontos de iluminação e, entre os bairros que recebem a modernização, os mais avançados são Jardim Centenário (92%), Bugio (81%), 17 de Março (59%), Dom Luciano (71%), Santa Maria (63%), Areia Branca (77%), e Porto Dantas (64%)
 
Outros fatores também apontam para efetividade da medida, como a melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos, uma vez que, com maior sensação de segurança, as pessoas passam a interagir mais no espaço urbano noturno, aumentando seu acesso à cidade. Da mesma forma, os comerciantes podem permanecer com seus estabelecimentos abertos até mais tarde, promovendo uma maior circulação econômica. 

Por todos esses motivos o investimento na modernização da iluminação pública da capital possui retorno inegável, e seguirá como uma medida importante para a posteridade.