Aracaju já tem quase 45% do parque de iluminação pública modernizado com lâmpadas de LED

Obras e Urbanização
25/05/2022 11h26

A gestão do parque de iluminação pública, concedida pela Prefeitura de Aracaju ao consórcio Conecta Aracaju S/A, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), já apresenta resultados positivos e eficazes, tanto no avanço da implantação de lâmpadas de LED, quanto na manutenção dos pontos de luz da cidade até que a modernização seja consolidada em toda a cidade. 

O processo vem sendo tocado com celeridade pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra). Dos 59.750 pontos de luz do parque de iluminação do município, 26.423 já foram modernizados, o que representa 44,22% de execução. A nova tecnologia oferece luz mais potente, o que no período noturno significa mais segurança e comodidade à população. 

Todos os bairros já estão sendo modernizados. Jardim Centenário, com 92,11% de cobertura; Bugio, com 81,16%; 17 de Março, com 59%; Dom Luciano, com 71,40% e Santa Maria, com 63,69% são os locais em estágio mais avançado do serviço. O projeto prevê que, em um prazo de 18 meses, a iluminação de Aracaju completamente composta de lâmpadas de LED.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, a PPP deixará mais que um legado para a capital. “Tem toda uma questão ligada à satisfação das pessoas. A gente pode observar pelos depoimentos dos moradores das áreas onde foram feitas a substituição, que existe uma enorme satisfação. A pessoa se sente em um local mais aprazível, mais bonito, e que oferece segurança e sensação se segurança. A pessoa se sente em paz no local onde ela mora. O impacto em regiões mais ermas, como o bairro Areia Branca, é muito maior do que em regiões da cidade mais densamente habitadas. Nesses locais, para ir de um quarteirão a outro, o cidadão passava pela escuridão. Hoje, estamos eliminando essa insegurança e a falta de iluminação na cidade”.

Além da modernização, a Conecta Aracaju é responsável pela implantação do sistema de telegestão, um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e um software de gerenciamento. No momento, a empresa trabalha com a cotação de serviços e escolha do software a ser utilizado. Em um estágio mais avançado, será apresentado o cronograma com os pontos escolhidos para receber o método.

Iluminação especial

O contrato prevê, ainda, iluminação especial em 16 pontos turísticos, para aumentar o embelezamento e a atratividade dos cartões-postais da cidade. O serviço já foi iniciado na Colina do Santo Antônio; no Monumento aos Formadores da Nação, Oceanário e Maravilhoso Mundo da Criança, situados na Orla da Atalaia.

Manutenção

Com a PPP, a Conecta Aracaju irá gerenciar o parque de iluminação pública pelos próximos 13 anos. Este trabalho já começou e otimizou a manutenção dos pontos de luz da cidade, com a substituição de luminárias queimadas ou com outros tipos de dano.

Entre junho do ano passado e parte de maio deste ano, mais de 22 mil atendimentos, sendo 21 mil deles para a solução de problemas como lâmpadas queimadas, quebradas, com oscilação ou acesas durante o dia.

Para que a concessionária avançasse para a fase de substituição das luminárias, outros processos foram cumpridos. Entre eles estão o recadastramento geográfico de postes, braços e vias do município, a atuação do Verificador Independente (VI), o estudo luminotécnico, a elaboração do projeto e a implantação do Centro de Controle Operacional (CCO).

População reconhece melhorias

As melhorias que vieram acompanhadas da modernização do parque de iluminação pública são notórias em todas as partes da cidade, e a população aracajuana reconhece a transformação. William Rosa, morador do 17 de Março há 10 anos, destaca a sensação de segurança. “Eu achei que impactou mais a segurança. Quando eram as lâmpadas antigas, apesar de estarem acesas, ficava escuro, e a gente ficava à mercê. Agora melhorou bastante, porque inibe a presença de criminosos, à noite fica tudo bem claro. Para a gente ficou nota 10. Eu me sinto mais seguro. Ficou 100%, o 17 de Março parece outro bairro”, elogia. 

José Medeiros vive no bairro Areia Branca há uma década e também percebe a mudança. “Foi muito boa, melhor do que estava antes. Traz mais segurança e mais bonito agora. As lâmpadas de LED estão aprovadas”.

Para José dos Santos, morador do Bugio há 18 anos, a iluminação anterior era defasada. “Antes a iluminação era ruim. As lâmpadas eram muito escuras. Agora está tudo claro. Melhorou. A segurança melhora, porque os criminosos têm medo de onde está muito claro. Ficou mais bonito também, dá para ver tudo melhor”, reconhece.

Morador do Dom Luciano, José dos Santos agradece à iniciativa da Prefeitura. “

A iluminação era ruim, essa gestão melhorou tudo. Ficou um paraíso. Antes a iluminação deixava tudo mais perigoso, mas agora iluminou mais. À noite, fica quase como se fosse dia. Iluminação boa traz mais segurança. Está mais bonito”, declara José.

Na perspectiva de Marleide Correia, residente do Porto Dantas há 25 anos, a modernização mudou a cara do bairro. “Antes, havia algumas queixas na comunidade porque a iluminação era precária em alguns trechos. Agora com essas novas lâmpadas melhorou muito. Fica muito mais seguro. Às pessoas ficam mais à vontade em frente às suas casas para conversar. As pessoas se sentem mais seguras por não haver mais aquela escuridão de antes em alguns trechos. Foi só benefício para a nossa comunidade. Era algo bastante aguardado. No primeiro dia após a troca das lâmpadas, todo mundo ficou deslumbrado. Chamou muito a nossa atenção e ficou melhor para a gente”, aprova.