Prefeitura apresenta últimas sessões do CinemAju do mês de maio

Cultura
25/05/2022 12h36

O CinemAju, projeto oferecido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), exibe suas últimas sessões do mês de maio, nesta quarta-feira, dia 25, com curtas-metragens sergipanos produzidos com o auxílio da lei federal de fomento à cultura, Lei Aldir Blanc. 

Exibidos na sala de cinema Walmir Almeida, do Centro Cultural de Aracaju, em dois horários, às 13h e às 16h, os cinco curtas possuem os mais variados gêneros, indo do documentário à ficção. São eles: “Em Silêncio”, de Vinícius Borges; “La Guita”, de Gabriel de Almeida; “Linhas do Tempo”, de Caroline Mendonça; “Cinemas de Rua de Aracaju”, de Juliana Vila Nova; e “Tintiliano”, de Marcel Magalhães.

O coordenador do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (Nuprod), Anderson Passos, ressalta a importância do Centro Cultural como ambiente de excelência para o fomento da cultura aracajuana.

“Enquanto gestão pública, cumprimos com a função de ofertar, de forma gratuita, uma produção audiovisual representativa e de qualidade, em utilizar nossa sala Walmir Almeida, hoje equipada com projetor 4K, para exibição de obras com qualidade”, afirma Passos.  

Um dos filmes em exibição, “Em Silêncio”, conta a história de uma mulher que enfrenta uma doença grave: a depressão. O diretor do curta, Vinícius Borges, descreve o enredo como forte, que faz refletir e conscientizar não somente sobre esse tema, como também sobre o luto, a maternidade e o valor da amizade.

“A ideia do curta nasceu a partir de uma inspiração, baseado em fatos reais. Numa noite de insônia, acabei rabiscando páginas de roteiro. Eu e a equipe conseguimos fazer um trabalho bonito sobre a temática, apesar dos obstáculos. O auxílio da Aldir Blanc veio em um momento importante, com o apoio da Funcaju, que cuida e serve como base da cultura sergipana, pois ajudou a impulsionar o audiovisual sergipano, vários artistas puderam mostrar seu talento, seu trabalho, mostrar sua arte”, comenta Borges.

Após as exibições deste mês, o projeto dá uma pausa durante o período junino, porém, em julho, as sessões no cinema voltam, para trazer a população aracajuana filmes que exaltam a cultura local.