Oficina sobre educação patrimonial é desenvolvida no 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
25/05/2022 14h20

A animação tomou conta dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus, situada no bairro 17 de Março, que participaram, na manhã desta quarta-feira, 25, da “Oficina de Educação Patrimonial”, promovida pelo Projeto de Trabalho Social (PTS), desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A ação integra o “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, amplo pacote de investimentos em infraestrutura na capital sergipana com recursos do financiamento de mais de R$ 400 milhões, conquistados pelo Município, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no ano de 2019. O 17 de Março é um dos bairros contemplados com o Programa onde paralelo às construções das obras, são desenvolvidas atividades socioeducativas pelo PTS, com a supervisão da UCP da Assistência Social do Município.

Para abordar o assunto de forma lúdica, a iniciativa contou com a apresentação do teatro de fantoches do “Programa Anjos Azuis”, desenvolvido pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec). 

De acordo com o psicólogo e técnico social do PTS, Felipe Resende, a atividade corresponde ao eixo de educação ambiental e patrimonial, um dos temas trabalhados, junto aos moradores, em ações e atividades socioeducativas.

“É um dos eixos mais importantes do projeto porque trabalha a relação entre o patrimônio público e a comunidade. A noção de pertencimento, cuidado e preservação precisa ser levada aos moradores, e promovemos ações como essas para levar o conhecimento às crianças, nosso público-alvo, pois estão em fase de desenvolvimento e conseguem obter mais informações e multiplicá-las com seus pais, vizinhos e amigos. Esses equipamentos sociais entregues pertencem a eles e precisam ser preservados”, frisa Felipe.

Ludicidade

A guarda municipal Aracelly Matos deu vida à personagem Sophia, uma criança esperta e observadora que cumpre seu papel de cidadã, respeitando a cidade e o próximo. 

“A ideia é aproximar a instituição de segurança da comunidade para que saibam que podem contar conosco, afinal, a GMA é o principal órgão o qual o cidadão deve acionar ao identificar uma depredação contra o patrimônio público. De forma mais leve, trazemos recursos lúdicos para as crianças aprenderem brincando, auxiliando em sua formação cidadã”, destaca Aracelly.

Com a peça teatral “É hora de Cuidar”, os “Anjos Azuis” tratou sobre a preservação do patrimônio público com atividades recreativas como o quiz “Aprenda ou Ganhe”, no qual os guardas municipais fizeram perguntas aos competidores referentes à peça, e jogos educativos digitais feitos em computadores no qual os personagens percorrem a cidade identificando alguns tipos de depredações, levando a criança a fazer a denúncia de forma correta.

Consciência cidadã

A estudante do 5º ano C, Emelly Janaína Santos, 11, estuda no período da tarde e foi até a escola para participar da oficina. Ela foi uma das ganhadoras do quiz, acertando as perguntas feitas pelos profissionais.

“Achei interessante e legal. Aprendi muitas coisas sobre o patrimônio, não pichar as ruas, quebrar as coisas. Gostei”, disse Emelly.

A estudante do 5º ano D, Raíssa Mirela Santos, 11, também estuda no período da tarde. A moradora do bairro 17 de Março foi uma das alunas mais animadas e, pela primeira vez, assistiu a uma apresentação de teatro de fantoches. 

“Gostei de participar. Achei muito legal. Aprendi a cuidar das nossas coisas e da cidade. Vou compartilhar com todo mundo”, conta Raíssa.