Saúde de Aracaju atualiza equipe sobre a vacinação antirrábica

Saúde
25/05/2022 15h40

Com o objetivo de reciclar e aprimorar os agentes de endemias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove atualização sobre vacinação antirrábica. A ação, realizada pelo Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS), seguirá até a próxima sexta-feira, dia 27. Questões como temperatura da vacina, preenchimento de formulários, contra-indicações e pontos relacionados à higiene estão sendo abordados. 

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que afeta os mamíferos. Uma vez instalada no organismo, a doença atinge principalmente o sistema nervoso, causando sintomas como alterações de comportamento, tendo a agressividade como uma das mais características. É transmitida por meio da mordida, lambedura e arranhadura de animais infectados com o vírus, que é eliminado pela saliva. 

“O treinamento é importante porque é fundamental atualizar o profissional que vai aplicar a vacina sobre todos os cuidados, relembrando aqueles que já sabem e tirando possíveis dúvidas. A atualização é significativa, inclusive, para evitar desperdícios do imunizante”, explica a o médico veterinário do Centro de Controle de Zoonose, Sidney Michael Costa.

Vacinação

O veterinário ressalta que a vacina é a principal forma de prevenção da raiva.

“Os animais com raiva, geralmente, apresentam sinais neurológicos (dificuldade de deglutição, convulsões, paralisia), não reconhecem o dono, apresentam salivação e agressividade”, enfatiza Sidney.

A supervisora dos agentes de endemias, Daniela Oliveira, afirma que a capacitação foi de extrema importância. “Mesmo com a prática da vacinação, é necessário reciclar e sempre tem algo que precisamos aprender”, disse. 

Em 2021, a meta da Prefeitura era vacinar 80% dos animais, o que correspondia a 45.661 animais do total de 57.076. Na campanha do ano passado, foram vacinados 47.765, sendo 30.790 cães e 16.975 gatos, o que corresponde 83,68%.

Local de Vacinação

O CCZ disponibiliza doses da vacina antirrábica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081, no bairro Capucho. Podem ser vacinados caninos e felinos com idades a partir de quatro meses de vida.