Prefeitura conclui curso de Eletricista Automotivo em parceria com o Senai

Assistência Social e Cidadania
25/05/2022 16h11

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), encerrou, na manhã desta quarta-feira, 25, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), no bairro 17 de Março, o curso de Eletricista Automotivo. A qualificação profissional foi ofertada em janeiro deste ano, junto a outros três cursos, totalizando quatro.

De acordo com a secretária-adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, a atual gestão cumpre o seu papel firmando parcerias em prol da população em situação de vulnerabilidade social, ofertando oportunidades de crescimento e melhoria da qualidade de vida. 

“É uma parceria firmada há anos com uma instituição de ensino reconhecida nacionalmente e que a administração municipal reafirma a importância. Muitos cidadãos que se inscreveram nos diferentes cursos, como Auxiliar de Eletricista, Produtor de Derivados de Leite e Produtor de Embutidos e Defumados, Costureiro industrial de Moda Feminina em Tecido Plano e Eletricista Automotivo estão preparados para corresponder às necessidades do mercado de trabalho ou abrirem seu próprio negócio”, destaca Selma.

O curso, dividido em duas turmas, foi realizado na UQP da Fundat no 17 de Março, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, com carga horária de 160 horas, equivalente a dois meses, distribuídas em aulas teóricas e práticas.

O instrutor do curso de Eletricista Automotivo, Rudney Rocha, avaliou o interesse dos alunos durante todo o curso e o ganho que o mercado de trabalho terá a partir da contratação de profissionais preparados. 

“Estou muito satisfeito com os resultados alcançados de todos os alunos. O emprego no Estado de Sergipe está em fase de crescimento com uma grande demanda, e poder preparar esses alunos para inserí-los ou reinserí-los dentro deste mercado é muito gratificante, é motivo de alegria poder fazer parte disto. As propostas de metodologia aplicadas aos cursos profissionalizantes do Senai têm um impacto muito importante na vida desses alunos. Só tenho a agradecer pela parceria da Prefeitura, Fundat e Assistência Social”, ressalta Rudney.

Para o eletricista Emerson Thiago Bispo, o certificado do curso é de extrema importância para o seu futuro. O sentimento que lhe resta por ter feito parte da turma é de gratidão pela oportunidade e pelo aprendizado.

“O curso é um sonho realizado. Sempre almejei fazê-lo por ser de uma área que me interesso bastante, e por ter sido pelo Senai foi muito melhor do que imaginava. O processo de aprendizado foi ótimo, com um excelente professor, muito profissional, que me ensinou muitas coisas. Tenho certeza que isso mudará a minha vida daqui para a frente. Ser qualificado pelo Senai possui um peso grande para o currículo e sou muito grato de todo o apoio e aprendizado que recebi”, conta Emerson.

A trancista Edila Santos Lima, única mulher a fazer parte da turma, dá mais um passo em seu futuro.

“Fiz o curso porque achei uma área muito diferente. Decidi arriscar, acabei gostando bastante. O professor me ajudou muito no processo de aprendizagem. Agora, com a conclusão, estou muito contente e esperançosa para conseguir um espaço no mercado de trabalho, evoluindo profissionalmente”, afirma a aluna.