Projeto Quarta Cultural celebra a arte na Biblioteca Ivone de Menezes

Cultura
26/05/2022 09h45

As quartas-feiras na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), têm sido marcadas por diversas atividades lúdicas de interação e aproximação com a arte, poesia, ensino e cultura, através do projeto Quarta Cultural. 

O projeto acontece desde o ano de 2021 e, neste mês de maio, a programação homenageou o Dia do Artista Plástico, com a presença de Joel Dantas, que falou com estudantes sobre a profissão do artista plástico e apresentou algumas de suas telas, contempladas pela Lei Aldir Blanc, realizada pela Prefeitura de Aracaju.

A coordenadora da biblioteca, Verônica Cardoso, explica que, manter uma aproximação dos estudantes com o artista é indispensável para que, "além de se aproximar e manter o contato com a arte, os jovens possam despertar seu lado artístico”. 

Além disso, também foi realizada na biblioteca o 1° Recital de Poesia com convidados ilustres, como os poetas João Lover e Jaci Farias. Durante o evento, os poetas e pessoas que estavam presentes declamaram poemas e debateram sobre a importância de manter a poesia viva.

“Quero parabenizar a Funcaju pela iniciativa. Trazer o jovem para interagir com o artista é muito importante e isso eu vi muito aqui. Eventos como esse são necessários para que possamos mostrar a esses jovens que a poesia existe e está em todo lugar, e não podemos esquecer nunca de que a arte nos salva“, afirma o poeta João Lover.

Quem também parabenizou o projeto foi o poeta Jaci Farias. 

“É muita alegria fazer parte de um evento como esse, principalmente por ter encontrado a sala cheia de jovens e ver jovens ligados à poesia me dá esperança de dias melhores. Torço para que o projeto siga em frente”, disse Jaci.

Sobre este dia, Veronica finalizou dizendo que este “foi um momento de integrar a comunidade e fazê-los vivenciar a poesia. Trazendo um pouco do universo literário para a biblioteca, além de promover a instituição, tornando-a ativa na comunidade”.