Cemar Siqueira Campos realiza ações alusivas ao Dia Mundial sem Tabaco

Saúde
26/05/2022 14h45

Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, o dia 31 de maio é marcado como o Dia Mundial sem Tabaco, que tem como tema esse ano “Tabaco: Ameaça ao Nosso Meio Ambiente”. Na capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) adere à campanha e reforça o alerta com o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios desse hábito. 

O Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos), unidade da rede de saúde responsável pelo Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, terá uma programação especial na data, destinada aos usuários participantes do projeto. 

“Teremos palestra com representantes do programa municipal, assim como as coordenações do programa estadual e do Hospital Universitário, e uma apresentação do grupo Sons do SUS. Além desse momento, teremos os depoimentos de usuários que já participaram do programa e, hoje, vivem sem uso do tabaco. Essa participação se torna importante por ser um grande estímulo aos novos membros do programa, que estarão participando do evento”, declara a gerente do Programa de Combate ao Tabagismo da SMS, Jennifer Sobral.

Como participar do programa

Durante todo o ano, pessoas com o desejo de parar de fazer uso do tabaco têm acesso ao Programa de Combate ao Tabagismo. O serviço é porta aberta e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, dentro do prédio do Cemar Siqueira Campos. O Programa é destinado às pessoas residentes em Aracaju, que devem apresentar esse comprovante e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Quando a pessoa busca o serviço, ela é direcionada para consulta com a médica pneumologista e recebe medicação, quando necessário. O Programa também realiza atendimentos em grupo, sempre com a proposta de acolhimento, auxiliando os usuários nessa mudança de hábitos, sem o fumo”, afirma Jennifer. 

Câncer de pulmão

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no país, e é o primeiro no mundo há 36 anos, tanto em incidência quanto em mortalidade. Ainda de acordo com o Instituto, aproximadamente 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.