Saúde de Aracaju reformula oferta de exame citopatológico nas UBSs

Saúde
26/05/2022 16h28

Com o objetivo de aumentar a oferta de exames citopatológicos do colo do útero e oferecer às usuárias mais acessibilidade ao exame, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reformula a oferta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), iniciando pela primeira região.

A partir da próxima segunda-feira, dia 30, as UBSs da primeira região, que são Antônio Alves (Atalaia), Augusto Cesar Leite (conjunto Santa Tereza), Augusto Franco (conjunto Augusto Franco), João Bezerra (povoado Areia Branca), Niceu Dantas (Zona de Expansão) e Santa Terezinha (Robalo), começam a ofertar os exames de lâminas em mais dias e horários.

“Antes, as usuárias só podiam realizar o exame com os profissionais da sua respectiva região. A partir de segunda, as usuárias atendidas nas unidades da primeira região terão uma agenda mais flexível e com mais dias e horários para o exame. As demais unidades também passarão por esta reformulação, mas ainda estamos planejando”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.

Exame

O serviço de exame citopatológico é direcionado às mulheres das faixas etárias específicas com idade de 25 a 64 anos. Para acesso ao serviço, é fundamental apresentar documento de identificação e comprovante de residência da capital. A preocupação com o câncer de colo de útero precisa ser um alerta constante.

“Esse é um dos principais tipos de câncer que acometem as mulheres e a prevenção é essencial para evitar os riscos da doença. Temos que frisar que alguns fatores contribuem para a doença (início de atividade sexual precoce, multiplicidade de parceiros sexuais, higiene íntima inadequada, não usar camisinha nas relações sexuais, infecção pelo HPV)”, enfatiza Léa.

Ainda segundo Léa, o objetivo do exame é sempre a prevenção de doenças, principalmente o câncer do colo do útero, além de detectar possíveis casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “As lesões de baixo grau são tratadas na própria Unidade. Os casos mais complexos serão encaminhados ao Centro de Acolhimento e Atenção à Saúde da Mulher (Caasm) no Cemar Siqueira Campos, para que as pacientes façam seus tratamentos especializados”, orienta.