Em uma semana, Prefeitura cadastra 2.023 animais para castração

Saúde
27/05/2022 12h36

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue ofertando o cadastramento online para castração de caninos (machos) e felinos (machos e fêmeas) de tutores residentes na capital. Coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o serviço registrou, desde o dia 24, quando foi disponibilizado o formulário virtual, 980 cadastros, relacionados a 2.023 animais. A partir de 1º de junho, o CCZ inicia a fase de agendamento das castrações dos animais cadastrados. 

O formulário para cadastro pode ser acessado no site da Prefeitura e está disponível para Pessoa Física (PF), onde podem ser cadastrados até cinco animais e Organização Não-Governamental (ONG), sem limite de animais cadastrados. Até o momento, dos formulários recebidos, 1.858 foram cadastrados por PF e 165 por ONG’s.

“No formulário, a pessoa responsável deve marcar corretamente as opções correspondentes ao animal e anexar os documentos solicitados, pois, sem isso, o cadastro não terá validade. Feito o cadastro, ela deve aguardar o contato telefônico do CCZ, para agendar o procedimento”, alerta a gerente do CCZ, Marina Sena.

A gerente destaca, ainda, a importância de preencher o formulário corretamente, principalmente no que se refere ao contato telefônico e comprovação de renda. “Sem o preenchimento correto não será possível entrar em contato com os tutores para agendar a castração, e o objetivo do cadastro é tornar a oferta desse serviço mais ágil e prática para a população e para organização do nosso fluxo”, pontua.

Documentação

Serão castrados apenas caninos machos, com idade entre um e oito anos; e felinos machos e fêmeas, dos seis meses aos oito anos. O CCZ não está recebendo cadastros de cadelas para castração, pois esse procedimento não está sendo ofertado, no momento.

No preenchimento do formulário, deve ser informado o nome completo do responsável pelo animal, endereço e contato telefônico, além das informações sobre o animal, como espécie, sexo e nome. Os documentos a serem anexados são: comprovante de residência de Aracaju, RG e comprovante de renda (contracheque ou comprovante de algum benefício do governo).

“As pessoas que se encontram desempregadas, para se cadastrar, devem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro de referência para emitir a Ficha Resumo e anexá-la no cadastro como comprovação de renda. Apenas informar que não possui renda não validará o cadastro”, orienta Marina Sena. 
 
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, o contato do CCZ é o 3179-3564, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h.