Prefeitura e Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência promovem capacitação

Assistência Social e Cidadania
27/05/2022 16h51

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (CPPcD), pasta vinculada à Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 27, a “I Capacitação do CMDPcD – Capacitar para Incluir”, no auditório anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, situada no bairro Siqueira Campos.

O evento reuniu conselheiros titulares e suplentes, representantes de instituições da sociedade civil organizada inscritos no CMDPcD e Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos de Sergipe. 

De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Santana, o espaço é necessário para debater sobre os anseios e desafios enfrentados pelo público com deficiência ou mobilidade reduzida. “Um momento muito importante porque é uma política complexa que depende não apenas da Assistência Social para a garantia dos direitos dessa população, mas de diversas outras políticas públicas que viabilizam esse acesso. O órgão recebe novos membros no decorrer do ano. Para aqueles que chegam é uma oportunidade para formação e, para os que já estão, é um espaço de reciclagem e, assim, todos juntos avançamos. É um espaço para discutirmos, trocarmos ideias e pensarmos em ações conjuntas, de forma intersetorial, para fazermos de Aracaju uma cidade mais inclusiva e acessível”, destaca.

A programação contou com a palestra “A intersetorialidade como princípio inovador de gestão das políticas públicas para garantia dos Direitos Humanos", ministrada pela assistente social Edlaine Sena, atual coordenadora de Políticas para Mulheres da Diretoria de Direitos Humanos (DDH) do Município, e das oficinas “O Trabalho Social com as Famílias das Pessoas com Deficiência”, realizada pela socióloga Catharina Menezes, atual coordenadora da Proteção Social Básica (PSB) de Aracaju, e “O Estatuto da Pessoa com Deficiência: LBI – Convenção da ONU sobre os direitos das Pessoas com Deficiência”, com a advogada especialista em Direitos para Pessoas com Deficiência, Sheila Christine Santos.

O presidente do CMDPcD de Aracaju, Roque Hudson da Fonseca, possui deficiência visual e reconhece os desafios enfrentados diariamente pelas PCDs.  Segundo ele, a capacitação possibilita o debate sobre a população e de que forma os governos e instituições da sociedade civil organizada podem se unir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

“Esse curso intitulado ‘Capacitar para Incluir’ surgiu com a ideia do que observamos no dia a dia dentro da sociedade, que há a necessidade de nos aperfeiçoarmos para termos um melhor tratamento e inclusão dentro dos poderes públicos municipal, estadual e federal. A ideia é fazer com que todos consigam nos assistir e melhor cuidar do bem comum das pessoas com deficiência”, conta Roque.

Segundo a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Assistência Social de Aracaju, Natália Vasconcellos, a pasta foi o elo entre o Conselho e a Secretaria para promover a primeira capacitação. 

“Atuamos junto ao Conselho para conseguirmos fazer esse evento acontecer. Fizemos um intermédio entre a Secretaria e Conselho que viabilizou a logística. É um encontro voltado para o público que vivencia as dificuldades no seu dia a dia, para famílias de pessoas com deficiência e órgãos que atuam em prol dessa população Recebemos uma média de 70 pessoas que participaram de um momento enriquecedor”, considera Natália.

A Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (AUSMES), instituição inscrita no Conselho Municipal foi um dos órgãos presentes. 

“Esses movimentos são necessários porque atingem as pessoas com deficiência que estão na ponta. Sempre participamos de eventos que pautem o público, visando o acolhimento de todos”, observa a presidente da AUSMES, Ana Angélica dos Santos.