Prefeitura realiza palestra educativa em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco

Saúde
30/05/2022 17h18

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou, nesta segunda-feira, 30, palestra educativa, no Centro de Especialidades Médicas da capital, alusiva ao Dia Mundial sem Tabaco, que é comemorado amanhã, dia 31. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de alertar a população, em relação aos riscos do cigarro. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é o segundo mais comum entre homens e mulheres no país e é o primeiro no mundo há 36 anos, tanto em incidência quanto em mortalidade. Ainda segundo o Instituto, aproximadamente 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.  

O Programa Municipal de Controle de Tabagismo é desenvolvido no Cemar Siqueira Campos. No ano de 2021, foram acolhidos 498 usuários em entrevistas motivacionais e em grupos terapêuticos. No primeiro quadrimestre de 2022,  já foram atendidos 127 usuários.

Segundo a médica pneumologista, Ana Paula Argolo, nos grupos terapêuticos, os pacientes podem conversar sobre suas histórias de vida e trocar experiências que os aproximem. 

“É muito importante que o fumante procure o tratamento por livre e espontânea vontade para que os resultados sejam alcançados com mais facilidade. Os grupos de apoio e os remédios oferecidos servem como um respaldo para se alcançar a libertação da dependência, sendo à força de vontade a principal aliada nessa jornada. Durante o tratamento, os participantes recebem um suporte medicamentoso para que consigam evitar as recaídas, que são comuns em alguns casos. O serviço de apoio do programa é voltado também para as pessoas que já fizeram outros tratamentos para parar de fumar e não obtiveram êxito”, explica a médica.

Como participar do programa

Durante todo o ano, pessoas com o desejo de parar de fazer uso do tabaco têm acesso ao Programa de Combate ao Tabagismo. O serviço é porta aberta e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, dentro do prédio do Cemar Siqueira Campos. Além das reuniões, o Programa oferta medicamento quando necessário. 

“O Programa é destinado às pessoas residentes em Aracaju, que devem apresentar o comprovante e o cartão do Sistema Único de Saúde. Quando a pessoa busca o serviço, ela é direcionada para consulta com a médica pneumologista e recebe medicação, quando necessário. O Programa também realiza atendimentos em grupo, sempre com a proposta de acolhimento, auxiliando os usuários nessa mudança de hábitos, sem o fumo”, enfatiza a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo da SMS, Nazaré Aragão.

Aprovação dos participantes

A paciente Isabele Cristina Borges fumou durante 32 anos e decidiu buscar o serviço este ano, confirmando a eficácia do tratamento. "Iniciei o tratamento e estou conseguindo abandonar o cigarro. Agradeço muito ao programa por ter me dado a oportunidade de ter uma vida mais saudável. Estou vencendo o tabagismo. Além de melhorar minha saúde, melhorei minha autoestima, diminui meu stress e o cansaço", comemora a ex-fumante.

“Os nossos encontros aqui no Programa de Tabagismo envolvem muito amor e terapia. O que parece ser só um grupo de apoio, na verdade, é um grupo de tratamento que utiliza técnicas para nos ajudar a parar de fumar, que é um grande desafio para quem criou a dependência do hábito ao longo do tempo como eu que fumei durante mais de 40 anos. Sou bastante grata a toda equipe”, relata Gildete Vieira.