Programa Segundo Tempo contempla alunos da rede municipal de ensino

Educação
30/05/2022 17h59

O Programa Segundo Tempo contemplará 100 crianças de Aracaju, matriculadas na rede municipal de ensino, com a oferta de práticas esportivas de diversas modalidades. O lançamento do programa aconteceu na tarde desta segunda-feira, 30, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O secretario da Educação, professor Ricardo Abreu, representou o prefeito Edvaldo Nogueira na solenidade.

Os alunos da rede poderão participar das atividades do programa graças à parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e a UFS. 

"Fui aluno do Colégio de Aplicação da UFS e as habilidades esportivas que desenvolvi lá ajudaram a moldar o que sou hoje. Essa parceria com a UFS, que possibilita que nossos alunos tenham contato com o esporte, faz com que eles tenham uma infância e uma adolescência sadias, que se tornem cidadãos que contribuem com a nossa sociedade. É uma alegria, para nós, ter na UFS uma parceria forte, que acolhe as nossas crianças em vários dos seus projetos e o Segundo Tempo frutificará de forma bastante positiva nas nossas crianças", afirma o secretário.

Programa Segundo Tempo

O programa Segundo Tempo é uma iniciativa do Departamento de Educação Física da UFS, através do docente Ailton Oliveira, e foi selecionado em edital do Ministério da Cidadania. Além dos estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju, também participarão alunos da rede municipal de São Cristóvão.

Em Aracaju, serão contemplados 100 alunos, com idade entre 7 e 12 anos, oriundos das Escolas Municipais Marechal Henrique Teixeira Lott, Dr. Carvalho Neto e Jornalista Orlando Dantas. Estes alunos participarão, duas vezes por semana, de oficinas de oito modalidades esportivas nas dependências da UFS. Além do transporte, a Semed também disponibilizará três estagiários para o projeto.

"Os estagiários acompanharão os estudantes durante o percurso e também durante as atividades. A Semed sempre busca parcerias dentro do Estado para ampliar as nossas possibilidades na área esportiva. Já temos contato com o chefe do Departamento de Educação Física da UFS e, quando surgem esses projetos, a gente dialoga e faz acontecer. Neste ano, já estamos com o projeto Academia & Futebol em andamento e agora com mais 100 crianças no Segundo Tempo", explica o coordenador de Educação Física e Esporte da Semed, José Robson dos Santos.

Na Emef Marechal Henrique Teixeira Lott, 30 alunos do 4º e 5º anos estão inscritos no programa Segundo Tempo. O diretor da unidade, professor Gilson Mariano, conta que essa é mais uma parceria que tira os estudantes da ociosidade no contraturno escolar e contribui, também, pedagogicamente.

"Toda prática esportiva e projetos que complementam a educação dentro da escola contribuem bastante com a concentração e com a disciplina dos alunos, além de estimular a melhora das notas. Acreditamos que, com o esporte, somado a essa disciplina e a esse acompanhamento pedagógico, consigamos melhorar os índices da nossa escola. Estamos engajados em projetos que coloquem nossas crianças para praticar atividades com fins educativos nos seus contraturnos, para evitar a ociosidade, evitando, justamente, que elas estejam nas ruas", ressalta o diretor.

O professor de Educação Física da rede municipal de ensino Igor Sampaio conhece bem o projeto e comemora em poder fazer parte da iniciativa.

"Ter a Educação Física como ferramenta do processo de educação global da criança já traz uma vantagem muito grande. Quando a gente fala para além da escola, esses projetos conseguem potencializar o que é feito no horário escolar. Eu, enquanto universitário, fui monitor desse projeto e sei da importância que ele tem. A inserção dos alunos traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Dessas 100 crianças, podemos ter novos atletas, novos professores de educação física, cidadãos críticos e atuantes na comunidade", pontua o professor.