Conselho Municipal de Turismo discute criação de observatório e calendário turístico

Indústria, Comércio e Turismo
30/05/2022 19h32

Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Aracaju (Comtur) se reuniram na manhã desta segunda-feira, 30, no Quality Hotel, na Coroa do Meio, para a realização de sua 8a Assembleia Ordinária. A reunião teve como pontos de pauta a saudação aos novos membros do Conselho, proposta de criação de um Observatório do Turismo, e elaboração de um calendário de eventos para a cidade de Aracaju.

Com quórum qualificado, superior a 70% dos membros do colegiado, o presidente do Comtur, secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Fraga, saudou a todos e também deu boas-vindas à nova integrante, a secretária da Comunicação Social (Secom), Tirzah Braga, e enalteceu o trabalho do órgão de comunicação municipal na elaboração de vídeos e peças de marketing para promoção do destino Aracaju.

Abrindo a pauta “Observatório do Turismo”, Jorge Fraga convidou o professor do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Carlos Cunha, para falar do site obsturifs.wixsite.com/site, plataforma criada pela entidade de ensino federal com o objetivo de reunir dados atualizados sobre o turismo e servir de fonte de consulta para gestores públicos, empreendedores turísticos, pesquisadores, profissionais e acadêmicos. 

A ferramenta foi apresentada pelo professor Nilton Melo, que após falar da importância e objetivos da plataforma detalhou as informações que podem ser obtidas no Observatório como notícias atualizadas sobre o turismo, publicações e estatísticas.

Os membros do conselho estabeleceram debate sobre a ferramenta, concluindo que, além de informações sistematizadas, é fundamental um trabalho de coleta de dados primários para alimentar a plataforma.

“Diante dessa necessidade, a gente pode fazer uma reunião para estruturar essa equipe”, disse Jorge Fraga, sugerindo a criação de um Grupo de Trabalho (GT) composto pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Federal de Sergipe (IFS) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE) para tratar da estrutura de pessoal para pesquisa de campo.

O secretário de Estado do Turismo (Setur), Sales Neto, informou que o Governo de Sergipe, por meio de sua Secretaria de Administração, já gerencia o Observatório de Sergipe, uma plataforma que reúne dados de várias atividades econômicas e que pode ser colocada à disposição do grupo sugerido pelo presidente do Comtur, Jorge Fraga.

“Existe essa necessidade, de dados que sejam transformados em informações para auxiliar gestores na tomada de decisões, seja na esfera pública ou privada. Acredito que a gente pode unir o trabalho desenvolvido pelo IFS com o do Observatório de Sergipe e formar esse Grupo de Trabalho com a Prefeitura de Aracaju, Governo do Estado, UFS, IFS e Fecomércio, e outras instituições que queiram enriquecer o trabalho de coleta de dados primários sobre o turismo”, destacou o gestor estadual.

O ponto seguinte da pauta foi a criação de um Calendário Municipal de Eventos, um instrumento que, de acordo com os conselheiros, é fundamental para que os segmentos da cadeia do turismo e os turistas possam se programar para visitar o destino.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), José Wilson dos Santos, informou que recentemente a entidade lançou a Agenda do Turismo em Sergipe, uma proposta que visa consolidar os vários calendários de eventos em Sergipe para prestar informações a quem chega no estado.

“Essa nossa ferramenta tem o foco no turista para quando ele chegar saber o que está acontecendo em Sergipe, e nosso trabalho será consolidar na plataforma todos os calendários de eventos e transformar em uma agenda, portanto, são duas ações que se encontram: o calendário e a agenda. O Estado precisa construir o seu calendário, o Município o seu, os promotores de eventos, ou seja, cada um constrói o seu calendário e a ABIH coloca a programação de todos na Agenda do Turista em Sergipe”, ressaltou o dirigente.

O presidente do Comtur, Jorge Fraga, reforçou que a proposta é a criação de um calendário municipal de eventos, “isso não impede que a gente faça uma agenda, pode ter os dois, pode incorporar, mas o nosso calendário é aquilo que vamos ter como realização do poder público municipal, aqui em Aracaju".

Para a construção do calendário municipal, foi formada uma comissão composta pela Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict); Secretaria Municipal do Esporte e da Juventude (Sejesp); Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); ABIH-SE; Associação Brasileira das Agências de Viagem em Sergipe (ABAV-SE) e o Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (Singtur-SE).

“Os membros dessa comissão devem se reunir nesta primeira semana de junho para definir o que são eventos no município de Aracaju com capacidade de atração de turistas, porque há eventos que não têm essa dimensão, como lembrou o professor Carlos Cunha, e trazer uma proposta de calendário para a próxima reunião do Conselho”, define Fraga.

O que ocorrer

No último ponto de pauta, Jorge Fraga destacou o road show ‘Viva Aracaju’, realizado em Belo Horizonte/MG, no dia 25, com a presença de mais de 120 agentes da Azul Viagens, constante do Termo de Fomento para divulgação de Aracaju fora do estado, no valor de R$1 milhão, firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a ABIH-SE; e a participação da Semict - a convite do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) - na BNT Mercosul 2020, feira de turismo realizada em Itajaí/SC nos dias 27 e 28.  

Também informou a finalização da documentação para dar início à licitação do Plano Municipal do Turismo, e duas reuniões que a Semict promoverá no mês de junho:

Dia 20/06 - Reunião com a secretária de Turismo da cidade paulista de Socorro, Ana Paula Monteiro, e integrantes do trade turístico dessa cidade, compreendendo a hotelaria, bares, restaurantes e receptivo, para apresentação do projeto de Turismo de Acessibilidade do município e experiências bem-sucedidas dos empresários convidados, como a Rede dos Sonhos, que atua no segmento de hospedagem voltada para a inclusão e acessibilidade;


Dias 22 e 23/06 - Reunião com cinco membros do Ministério do Turismo (presença do ministro Gilson Machado Neto a ser confirmada) para discutir com secretários de turismo de outros estados e municípios, além do trade local, temas como regionalização, governança e financiamento do turismo.

Finalizando a reunião, os conselheiros debateram temas como identidade e sinalização turística, planejamento, divulgação do destino, melhorias na infraestrutura viária na Orla Sul e participação em eventos.

“Foi uma manhã de uma ótima reunião, com uma pauta extremamente importante e encaminhamentos bem diretos para que possamos avançar no que foi discutido. Todos temos tarefas importantes a cumprir para fortalecer o turismo em Aracaju, essa é a função do Comtur”, afirmou Jorge Fraga.