Defesa Civil vistoria estruturas temporárias para festejos juninos na capital

Defesa Civil
31/05/2022 17h22

O período junino tem início com a realização de eventos compostos por estruturas montáveis, temporárias, instaladas para abrigar as mais variadas programações. Antes mesmo do início da montagem desses componentes, na capital, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, recebe projetos, acompanhados de toda a documentação necessária, e realiza vistorias que contribuem para a segurança estrutural dessas realizações.

No que compete ao órgão, há o recolhimento do projeto estrutural do evento, incluindo o projeto de montagem e desmontagem da estrutura, juntamente com as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), assinadas pelo engenheiro responsável; ART das instalações elétricas; e teste de carga do módulo que será aplicado na estrutura, juntamente com a ART. Essas são documentações necessárias para a liberação do evento. De forma complementar, o órgão realiza a vistoria para verificação do cumprimento dos aspectos previstos nos projetos.

O coordenador técnico e operacional da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, explica de que forma são feitas as vistorias. "Uma equipe vai ao local, já munido desses documentos e constata a execução, conforme o relatório do engenheiro responsável; verifica a qualidade do material, se é de bom emprego ou não; e faz as notificações e ponderações, caso necessário", indica.

Entre os espaços que já receberam a visita dos agentes da Defesa Civil, está o São João na Praça, que ocorre a partir dessa terça-feira, 31, na praça General Valadão, localizada no Centro da cidade. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SE), está em conformidade com os aspectos necessários à segurança da estrutura.

"A atuação da Defesa Civil, neste tipo de evento, que envolve estruturas montáveis, ou seja, estruturas temporárias, está na verificação da qualidade e na certificação de que o material empregado tem capacidade resistiva, para as solicitações que serão empregadas durante o evento", ressalta Robson Rabelo.