Prefeitura e Conselho Tutelar promovem "Parada Educativa Faça Bonito", no Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
31/05/2022 17h43

Para encerrar as ações do Mês de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes, o Conselho Tutelar do 6º Distrito, órgão vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu, na tarde desta terça-feira, 31, a “Parada Educativa Faça Bonito”, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II, localizada no bairro Santa Maria.

O Conselho Tutelar do 6º Distrito atende a bairros como o Santa Maria, 17 de Março,  Aeroporto, Aruana, Mosqueiro, Areia Branca, São José dos Náufragos, Matapuã e Robalo e, para a secretária-adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, as mobilizações coletivas são necessárias para que a população seja conscientizada contra as violações de direitos de meninos e meninas da capital sergipana.

“Esse evento marca uma das diversas ações que foram intensificadas durante o Maio Laranja, mês alusivo à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O trabalho que os conselhos tutelares realizam nos territórios, em parceria com o Município, é fundamental para garantir os direitos de meninos e meninas da nossa cidade. É muito importante que as pessoas denunciem qualquer violação de direito contra meninos e meninas pelos canais disque 100, 181 ou acione os conselheiros tutelares”, destaca Selma.

A programação contou com apresentações musicais e culturais de projetos sociais da comunidade, a exemplo das crianças e adolescentes do Instituto Rahamim, dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, da cantora mirim gospel Thais Helena, moradora do Bairro, e do conselheiro tutelar de Nossa Senhora do Socorro, Alexandre Lima, e sua filha, Hillary Lima.

Segundo a conselheira tutelar do 6º distrito, Greicielle Cardozo, a ação tem como foco principal atingir a comunidade, educando crianças e adolescentes sobre a rede de atendimento ofertado quando os direitos do público forem violados.

“O compromisso de proteger as crianças e adolescentes precisa ser de todos. Para isso, toda a comunidade precisa ter esse entendimento sobre a rede de proteção. Além da comunidade, também atingimos os alunos porque eles precisam saber como denunciar para aplicarmos as medidas de proteção. Que possamos lutar cada vez mais para diminuir esse índice do abuso sexual infantil, portanto o apoio de todos é essencial”, ressalta a conselheira.

Para a dona de casa, Ana Carla Carvalho, moradora do bairro Santa Maria, a mobilização dá visibilidade ao tema e incentiva crianças e adolescentes a denunciarem. “É necessário, muito importante, principalmente para ajudar os jovens que muitas vezes se sentem perdidos por não saberem informações sobre como denunciar ao buscarem ajuda quando sofrem algum tipo de abuso”, observa. 

Homenagem à Lorrany

Os conselheiros tutelares fizeram um ato em homenagem à pequena Lorrany Kethilly Santos, criança que foi vítima de abuso sexual e assassinada por um vizinho no dia 20 de outubro do ano passado. Ao lado da família, a auxiliar de limpeza Tatiane Santos, tia da pequena Lorrany esteve presente para reconhecer a homenagem à sua sobrinha. “Foi maravilhoso porque o Conselho Tutelar vem nos abraçando desde sempre. Só tenho a agradecer por essa homenagem, é gratificante demais para mim e toda a minha família”, reconhece.