Novas praças do Santa Maria ampliarão convivência e acesso ao esporte

Obras e Urbanização
01/06/2022 16h08

Além de embelezar, as praças são equipamentos públicos que possibilitam a convivência, o lazer e o desporto, e fazem valer o direito à cidade, garantido por lei. No bairro Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza a reurbanização da praça 01 e construção da praça 02, que irão proporcionar mais qualidade de vida para quem vive na região.

Ambas contarão com academias de ginástica ao ar livre, parques infantis, acessibilidade, área verde, paisagismo e iluminação em tecnologia de LED. Enquanto a praça 01 será equipada com quadra poliesportiva, a 02 terá uma horta comunitária com três canteiros e um quiosque, cercada por gradil.

No espaço que está sendo reformado, já foram feitas as demolições, inclusive da quadra esportiva, com remoção de alambrado e pisos. Agora, a obra está concentrada no assentamento de meio-fio e na recuperação de alvenaria de pedra e dos canteiros.

Já na praça em construção, também está sendo feito o assentamento de meio-fio e canteiros. Nos próximos dias, deve ser iniciada a pavimentação do terreno, com aplicação da pavimentação em concreto.

Segundo o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, as duas praças mudarão a dinâmica no bairro. “Ambas estão situadas no conjunto Valadares, próximas à UBS Celso Daniel, provando a presença do poder público municipal no bairro. Elas seguem o mesmo padrão das praças que estão sendo construídas no 17 de Março, com a diferença de que serão um pouco menores. No entanto, vão garantir o lazer de crianças, adultos e idosos”, avalia.

Para erguer as novas praças, a gestão municipal investe valor superior a R$ 1,5 milhão, oriundo de recursos do BID.