Prefeitura investe na capacitação dos integrantes da Guarda Municipal

Guarda Municipal
01/06/2022 17h54

A Prefeitura de Aracaju, por meio de sua Guarda Municipal (GMA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), finalizou, hoje, 1°, mais um módulo do ciclo de capacitação continuada, nessa ocasião, tratando da disciplina Estado, Segurança Pública e Cidadania.

Ministrado pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Sergipe Eduardo Marcelo Silva Rocha, a capacitação é organizada pela Coordenadoria de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em parceria com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

O ciclo de capacitação continuada da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) foi implementado com o objetivo de tornar os integrantes da corporação cada vez mais preparados, tanto em relação às normas teóricas relativas à legislação vigente, quanto ao emprego das mais modernas técnicas operacionais e de policiamento preventivo.

De acordo com o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, a capacitação do efetivo é uma política de valorização profissional adotada pela gestão municipal.

"Firmamos diversos convênios e parcerias com órgãos como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e outros, além de instrutores da própria corporação valorizando o nosso pessoal e tornando nossos colaboradores ainda mais capacitados em relação às novas tendências de policiamento preventivo, emprego de armamento menos-letal e principalmente o que tange à legislação específica da categoria e o respeito aos direitos individuais e coletivos. A Semdec tem fornecido os meios para que coloquemos em prática toda essa estrutura que prepara os guardiões para as atividades cotidianas", enfatiza Mendonça.

Com a aproximação do início dos festejos juninos na capital, em especial o Forró Caju, nas próximas semanas todo o efetivo da corporação irá passar por um workshop de abordagem, imobilização, condução e legislação relativa a Direitos Humanos e Cidadania.