Defesa Civil de Aracaju intensifica monitoramento em áreas de risco

Defesa Civil
02/06/2022 10h25

A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), monitora, desde as primeiras horas desta quinta-feira, 2, a chuva que ocorre em diversas regiões da capital. O comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju está em atenção e preparado para atuar no menor tempo-resposta possível, frente às adversidades que possam ocorrer.

O monitor de chuva registrou o acumulado de 31 milímetros de chuva, apenas no início da manhã de hoje, com maior incidência nos bairros Jardim Centenário, Lamarão, Porto Dantas e Centro. Somado, o acumulado deste início de mês, chega a 41 milímetros, até o momento.

Para garantir maior agilidade ao atendimento de possíveis ocorrência, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que as equipes monitoram pontos estratégicos. "Desde a madrugada, monitoramos de maneira intensificada, especialmente, as áreas de risco da capital, incluindo o Largo da Aparecida. Até o momento, não houve registro de pontos de alagamento que demandassem desvio de trânsito", frisa.

O secretário ressalta, também, que não houve ocorrências relacionadas a riscos de deslizamento ou desabamento, nesta quinta-feira, a partir do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. "No que se refere a situação do Largo da Aparecida é uma situação monitorada permanente, incluindo o comparecimento das equipes tanto durante a noite quanto na madrugada, não tendo sido constatada necessidade, até o momento, de retirada de famílias", explicou Sílvio Prado.

Em caso de emergência ou diante da observação de sinais de anormalidade, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, para que seja a avaliação técnica, de maneira a serem adotadas todas as providências necessárias à redução de riscos. O serviço emergencial 199, funciona 24h, para atendimento à população.