Prefeitura presta rápido atendimento a desabamento parcial de estabelecimento

Defesa Civil
02/06/2022 17h24

No final da manhã desta quinta-feira, 2, a Prefeitura de Aracaju mobilizou equipes para atuação frente aos impactos causados pelo desabamento parcial da estrutura de um estabelecimento localizado na avenida Barão de Maruim, Centro da capital. A ocorrência foi registrada junto à Defesa Civil de Aracaju, através do serviço emergencial 199. 

Na ocasião, pessoas não foram atingidas. No entanto, foram registrados danos materiais na área frontal da edificação.

Logo após o registro, a equipe da Defesa Civil se deslocou, imediatamente, até o endereço do ocorrido e realizou uma avaliação técnica, em que constatou o colapso parcial da estrutura do telhado. A área foi isolada e a edificação foi interditada, até que haja a recuperação necessária. 

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foi acionada para a remoção dos escombros e a Superintendência Municipal do Transporte e Trânsito (SMTT) atuou com a orientação do fluxo de veículos.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, ressalta que houve rápida resposta para que todos os procedimentos necessários à redução de riscos e liberação do espaço público fossem executados. 

"Isolamos a área e acionamos a equipe da Emsurb para fazer a remoção dos escombros; interditamos o imóvel; e demos ciências ao proprietário de que ele não deve adentrar e nem permitir o acesso de pessoas ao local, até que a recuperação seja feita e a Defesa Civil desinterdite essa edificação", reitera Silvio. 

O proprietário do estabelecimento, Reginaldo Santos, acompanhou todo o trabalho desenvolvido pelas equipes. 

"Fui muito bem atendido pela equipe. Não tive nenhuma dificuldade. Estou inteiramente satisfeito. Só tivemos danos materiais, ninguém se feriu ou se arranhou. Agora, é só trabalhar novamente", relata Reginaldo. 

Serviço emergencial 199

Em caso de emergência ou observação de anormalidade, a Defesa Civil deve ser acionada, imediatamente, para que seja feita a avaliação técnica necessária para a adoção de todas as providências cabíveis à redução de riscos. O serviço emergencial 199, funciona 24h, para atendimento à população.