Prefeitura contribui para contratação de profissionais em nova rede varejista

Formação para o Trabalho
02/06/2022 17h27

Nesta quinta-feira, 2, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), participou da inauguração da primeira loja do Grupo Mateus em Sergipe, situada no bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju.
 
Através do serviço de intermediação de pessoas ao mercado de trabalho, executado pela Fundat, a Prefeitura contribuiu com a contratação de cidadãos para a nova rede de supermercado de Aracaju, proporcionando a geração de emprego e renda na capital.

No evento de inauguração da loja, representando a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, estiveram presentes o diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo (Direc), Arnaldo Almeida, e o diretor Administrativo e Financeiro (Diraf), Diogo Figueiredo. Além disso, também esteve presente o CEO do Grupo Mateus, Ilson Mateus Rodrigues.

O trabalho da Fundat, que resultou no encaminhamento de 162 pessoas, abrangeu desde o cadastro e análise dos currículos até o apoio no processo seletivo. Todos os currículos cadastrados foram selecionados meticulosamente, levando em consideração as competências solicitadas pela empresa. A partir daí, os candidatos escolhidos foram encaminhados para as etapas da seleção, que começou no início de 2022.
 
As vagas oferecidas em parceria com a rede varejista foram destinadas a diversas áreas, como gerente de frente de loja, merceraria, frios, hortifurti, fiscal de caixa, faturista, repositor, conferente, fiscal de prevenção e perdas, auxiliar de depósito, operador de caixa, entre outros segmentos da empresa que é a maior rede de supermercado do Norte e Nordeste. 

Segundo a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, é fundamental firmar parcerias com as empresas a fim de oferecer os serviços de captação de vagas de emprego e intermediação de mão de obra realizado pela Fundação.
 
“Essa parceria com o Mix Mateus oportunizou emprego para os cidadãos que possuem o currículo cadastrado no nosso banco de currículo da Fundat. Dessa maneira, muitas pessoas conseguiram sair do desemprego e voltar à atividade profissional, alcançando novamente a independência financeira. Desejamos muito sucesso para a empresa e os contratados”, destaca Edivaneide.

O diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Arnaldo Almeida, ressalta a efetividade das ações da Fundat que colaboram positivamente para o cenário do mercado de trabalho.
 
“Estamos felizes por ter proporcionado o encaminhamento do currículo desses cidadãos que conseguiram voltar para o mercado, principalmente, em uma empresa que está iniciando os seus negócios em Aracaju. A parceria foi muito importante para gerar renda e também a inclusão social” afirma Arnaldo.
 
Para a coordenadora de RH do Grupo Mateus da regional Bahia e Sergipe, Cristina Almeida, a parceria com a Fundação foi essencial para facilitar o processo de contratação.
 
“Selecionamos colaboradores engajados e que estão qualificados para ocupar as suas funções. O trabalho da Fundat é importantíssimo porque promove a inclusão social. Acredito que as empresas devem buscar o órgão municipal para fortalecer a economia e geração de renda”, afirma Cristina.
 
O setor alimentício é um dos que mais cresce no Brasil. Portanto, o mercado varejista continua sendo promissor, oportunizando emprego para os cidadãos.
 
De acordo com a diretora de Operações do Grupo Mateus, Renata Kallil, que também participou da inauguração, a Fundat foi primordial no processo de contratação do Mix Mateus. “Foi um alicerce para a gente que precisava buscar colaboradores. Agradecemos por todo suporte oferecido, pois foi importante nessa intermediação entre os contratados e o órgão”, declara Renata.

Gerando mais renda e inclusão

Stefany Souza foi contratada por meio da Fundat para trabalhar como operadora de caixa. Ela teve o seu currículo encaminhado para o recrutamento da rede varejista e após as etapas de seleção recebeu a boa notícia.
 
“Agradeço por essa oportunidade e estou muito ansiosa e feliz para o primeiro dia de trabalho. O processo de contratação foi simples, a Fundat me ligou para pegar o encaminhamento para a entrevista e a empresa me contratou para trabalhar”, conta Stefany.

Fortalecendo e ampliando a inclusão social no mercado de trabalho, a Fundat também se preocupa em oferecer oportunidades de emprego para as pessoas com deficiência, a exemplo de Carlos Eduardo Santana, de 23 anos, pessoa com deficiência visual.

Ele já havia trabalhado como ajudante de entrega de mercadorias em outro estabelecimento e conseguiu retornar ao mercado de trabalho. Carlos relata como foi o processo de cadastramento de currículo na Fundat que o levou a alcançar a vaga de emprego tão almejada.
 
“O processo foi muito simples e fácil. Agradeço a Fundat por ter encaminhado meu currículo para a vaga. É muito difícil para um PCD ingressar no mercado de trabalho, mas acabei sendo contratado com o auxílio da Fundat”, diz o repositor.

Serviços de empregabilidade

Os cidadãos que estão à procura de uma oportunidade de emprego podem cadastrar o currículo na Agência do Trabalhador da Fundat, através das seguintes formas: clicando no link que encontra-se partir da Bio do perfil da Fundat no Instagram - @fundataracaju , comparecendo à sede do órgão (calçadão da rua João Pessoa, 127, Centro), portanto RG, CPF e o currículo, ou ligando para o telefone (79) 9 9132-1200. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Ao realizar o cadastro, o cidadão tem a oportunidade de ser encaminhamento aos processos seletivos das empresas parceiras da Fundat, além de receber orientações e preparação para as entrevistas e pré-seleções.