Defesa Civil alerta para continuidade da chuva em Aracaju

Defesa Civil
02/06/2022 20h50

Com novo aviso de chuva moderada, para as próximas 24h, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu novo alerta à população, no final da tarde desta quinta-feira, 2. A medida foi adotada a partir do recebimento de aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, informa que o trabalho de monitoramento, especialmente de áreas de risco, vem sendo realizado continuamente, de forma integrada aos demais órgãos do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju, somando ações preventivas e de resposta, frente aos possíveis impactos da chuva.

"Informamos à população através do serviço SMS 40199, de maneira que, especialmente os moradores de áreas de risco, possam intensificar a observação aos possíveis sinais de riscos ou anormalidades. Estamos preparados para atuar no menor tempo de resposta possível", frisa Silvio Prado.

Os cidadãos devem estar atentos aos indícios de possíveis riscos, como é o caso de inclinação de árvores e postes, rachaduras e afundamento de piso nas residências, alagamentos e movimentação de terra, em áreas de encostas. Também deve haver atenção a barulhos no madeiramento do telhado.

A Defesa Civil deve ser acionada imediatamente, caso as situações de anormalidade sejam identificadas. Para direcionar solicitações ou indicar situações de risco, a população pode entrar em contato com órgão por meio do serviço emergencial 199, que funciona 24. Os agentes estão de prontidão para realizar a devida avaliação técnica, com a adoção das providências necessárias, conforme seja necessário.

Serviço de Alerta

Esse serviço tem por objetivo manter a população informada, de maneira antecipada, sobre a instabilidade climática, as informações sobre possibilidade de chuvas, alta da maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro e receber as mensagens é preciso enviar um SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.