Prefeitura prorroga campanhas contra influenza e sarampo

Saúde
03/06/2022 10h38
Início > Notícias > Prefeitura prorroga campanhas contra influenza e sarampo

Conforme o Ofício Circular Nº 100/2022, publicado nesta quinta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde (MS), as campanhas de vacinação contra influenza e o sarampo foram prorrogadas até 24 de junho, para os grupos prioritários já definidos para essas estratégias.
 
Dados parciais do MS apontam uma cobertura vacinal no país de 44% na campanha contra a influenza, e de 31,3% contra o sarampo (na vacinação dos trabalhadores da saúde). Até o momento, na capital, a Prefeitura de Aracaju atingiu a cobertura vacinal contra a influenza em 52,2%. 

“Diante da baixa cobertura no cenário nacional, já esperávamos que o Ministério da Saúde ampliasse o prazo das campanhas. O município de Aracaju vem ofertando esses imunizantes em ações além das salas de vacina: estamos vacinando, de forma itinerante, nos shoppings e até mesmo levando a vacinação às escolas da rede pública. Alertamos àquelas pessoas que estão inseridas nos grupos vigentes, que ainda não receberam sua dose, que busquem um desses pontos”, salienta a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. 

Até o momento, em Aracaju, os grupos com maior cobertura vacinal contra a influenza são: idosos (66,4%), profissionais de saúde (47,4%) e professores (42%). E, entre os que têm meta acima de 10 mil pessoas e com menor cobertura, são: pessoas com deficiência (1,80%), pessoas com comorbidades (19,4%) e crianças (28,7%).

Contra o sarampo, o percentual de crianças vacinadas, até o momento, é de 46,7% e de profissionais de saúde 13%.

Grupos prioritários

Com a prorrogação das campanhas, seguem sendo vacinados contra a gripe: crianças de seis meses a menor de cinco anos, gestantes, profissionais de saúde, puérperas, idosos, indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades.
 
Também continuam aptos a receber a vacina contra a gripe: população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas (de 12 a 21 anos), funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, membros ativos das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e trabalhadores portuários. 

Na campanha contra o sarampo, seguem aptos a se vacinar: crianças de seis meses a menor de cinco anos e profissionais de saúde com o esquema vacinal incompleto. Profissionais com idade entre 20 e 29 anos sem registro de vacina contra o sarampo devem receber a primeira dose, e em 30 dias, a segunda.
 
Já os que fazem parte dessa faixa etária e com o registro da 1ª dose da vacina, recebem a segunda para completar o esquema vacinal. Os profissionais de saúde com idade entre 20 e 29 anos que já receberam duas doses da vacina contra o sarampo já estão com esquema vacinal completo e não precisam se vacinar. 

Já os profissionais de saúde com idade entre 30 e 59 anos sem registro de vacina contra o sarampo recebem dose única. E aqueles que já possuem registro da vacina não necessitam se vacinar.

Pontos de vacinação

Os imunizantes estão disponíveis em qualquer uma das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam das 8h às 16h; bem como é possível se vacinar nos shoppings: Aracaju Parque, Riomar e Jardins, das 8h às 17h; e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 13h.

Também tem vacinação no ‘Carro da Vacina’, das 8h às 13h, que, durante a semana, estará instalado na Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), localizado na Rua Riachão, bairro Getúlio Vargas. 

Quatro Unidades Básicas de Saúde estão com as salas de vacina abertas até as 18h, exclusivamente para imunização contra a covid. São elas: Francisco Fonseca (18 do Forte), Onésimo Pinto (Jardim Centenário), Augusto Franco e Max de Carvalho (Ponto Novo).