O prefeito em exercício, Vinicius Porto, visitou, na manhã desta sexta-feira, 3, a sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com o objetivo de conhecer e averiguar a efetividade do sistema de videomonitoramento que é operado pela instituição.
Desde que a Prefeitura de Aracaju instalou câmeras de vigilância nos prédios públicos da capital, em 2018, houve a diminuição de 96% das infrações que eram registradas, como arrombamentos, furtos e tentativas de incursão, o que aponta a efetividade da medida.
"Temos 3.380 câmeras colocadas em toda a cidade, permitindo o monitoramento de 265 prédios municipais. Estamos seguros em relação ao trabalho realizado pela Guarda Municipal, portanto vim aqui, hoje, para parabenizar e dizer que continue desta forma. Aracaju agradece os homens e mulheres que prestam esse serviço”, aponta Vinicius Porto.
Para garantir um trabalho de excelência, os guardas que operam o sistema mantêm contato direto com aqueles que estão fazendo as rondas, de maneira que sejam deslocadas as viaturas mais próximas, aumentando a chance de autuar os infratores da lei em flagrante.
“Esse monitoramento é feito 24 horas por dia. Havendo alguma ocorrência, as viaturas que estão nas vias são acionadas. Todas elas possuem um tablet que permitem averiguar, em tempo real, o conteúdo das câmeras, possibilitando que a ação seja planejada, levando em consideração quantas pessoas estão envolvidas e se elas estão armadas ou não, por exemplo”, explica o coordenador-geral da Guarda Municipal, subinspetor Fernando Mendonça.