Prefeitura e Unit formam parceria para avaliação diagnóstica de docentes

Educação
03/06/2022 14h41

A partir de uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e a Universidade Tiradentes (Unit), será realizada uma avaliação diagnóstica para medir os níveis de competência digitais entre os professores da rede municipal de ensino. O termo de cooperação foi assinado na manhã desta sexta-feira, 3, entre as duas instituições.

No segundo semestre, os professores da rede responderão ao questionário denominado ‘Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), que já vem sendo utilizado em redes de Educação da Europa e que está sendo disponibilizado pela Universidade de Aveiro, de Portugal, através da Unit. O diagnóstico obtido auxiliará a Semed na criação de políticas públicas de formação continuada de professores.

“Esse é um processo de atualização da Educação do município de Aracaju. A Prefeitura vem atuando em várias frentes para que nossos docentes e discentes tenham acesso às tecnologias e a equipamentos que dialoguem com as mais modernas práticas de Educação. Entendemos que os nossos passos devem ser embasados através destes diagnósticos e o termo de cooperação firmado entre Prefeitura e Unit possibilitará termos uma radiografia de proficiência tecnológica dos nossos docentes, por que a partir desse diagnósticos vamos poder desencadear uma série de ações, principalmente no que diz respeito à formação continuada de professores”, afirma o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu.

O resultado desta avaliação diagnóstica dividirá os professores em seis níveis de proficiência. A partir daí, a Semed iniciará formações na área de tecnologia voltadas a estes grupos específicos, respeitando o nível de conhecimento de cada um, tornando as formações mais assertivas. 

Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, e presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa da Universidade (ITP), o professor Dr. Diego Menezes, comenta que o intuito da parceria é ser benéfica para a Educação como um todo. “Quando se fala em Educação, não falamos em iniciativa privada ou pública, pois sabemos que a Educação é o único meio de transformação social e por isso precisamos caminhar juntos”, destacou Diego.

Também participou da assinatura do termo, o pró-reitor administrativo e financeiro, Felipe Lima, e o professor Dr. Ronaldo Linhares, do programa de pós-graduação em Educação da Unit. “A Prefeitura vem fazendo um esforço para realizar diagnósticos tanto nas áreas pedagógicas, quanto administrativas e este é mais um esforço da Semed para que possamos implementar políticas públicas. Só vamos saber que caminhos devemos seguir através de diagnósticos realizados por instituições credenciadas para fazer esse movimento”, completa o secretário Ricardo Abreu.

DigCompEdu 

O DigCompEdu foi desenvolvido pela Comissão Europeia com o objetivo de permitir a educadores, de todos os níveis de educação, avaliar e desenvolver de forma abrangente a sua competência digital pedagógica. O programa propõe ainda seis níveis de proficiência que variam entre o A1 e o C2, que indicam o participante como recém-chegado, explorador, integrador, especialista, líder ou pioneiro.