Prefeitura monitora impactos da chuva e atende chamados da população

Defesa Civil
03/06/2022 17h06

A Prefeitura de Aracaju monitora com atenção o impacto da chuva na capital, em especial áreas de risco. Esse trabalho é executado através da Defesa Civil de Aracaju, vinculada à Secretaria da Defesa Social e Cidadania (Semdec). A equipe realiza o monitoramento frequente de áreas estratégicas e mantém prontidão, para o atendimento de possíveis ocorrências.

Somente nesta sexta-feira, 3, o acumulado de chuva foi de 47 milímetros, até o início da tarde, com maior incidência na zona Norte. Em relação ao acumulado do mês, até a presente data, foram somados 76 milímetros.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, maio e junho são os meses em que mais chove na capital. "Somente no mês de maio, que tem uma média anual de 240 milímetros, choveu 420 milímetros, neste ano. A média histórica para junho é de 200 milímetros, no entanto, já nos primeiros três dias do mês, o acumulado chega a 76 milímetros", indicou o secretário.

O gestor ressalta que a Prefeitura de Aracaju está preparada para atuar frente à previsão de chuvas acima da média, esperada para o mês de junho.

"O Comitê de Gerenciamento de Crise foi informado, desde o início do ano, sobre as previsões meteorológicas que indicam chuvas mais fortes. Estamos com todo Plano de Resposta pronto para ser colocado em prática, se necessário, com foco na diminuição de possíveis impactos provocados pelas chuvas", acrescenta Prado.

Ocorrências

Nesta sexta-feira, 3, houve registro de quatro ocorrências, através do serviço emergencial 199, da Defesa Civil. Entre elas duas solicitações de avaliação de risco estrutural, nos bairros Soledade e Dom Luciano; um desabamento, também, no bairro dom Luciano; e uma vistoria demanda pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil da Comunidade (Nupdec) Soledade, para avaliação de risco.

"Todas as solicitações foram atendidas. No caso do atendimento a ocorrência de desabamento, não houve pessoas atingidas, apenas danos materiais. A empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou a remoção dos escombros da localidade", explicou o secretário da Defesa Social.

Cuidados

Pessoas que residem nas proximidades de encostas devem se atentar a situações de anormalidade, como a inclinação de árvores, afundamentos de piso nas residências, rachaduras e barulho no madeiramento do telhado. Todos esses sinais são indicativos de uma possível movimentação de massa, na região.

O cidadão que identificar algum desses sinais deve redobrar a atenção e buscar local seguro. A Defesa Civil deve ser acionada, imediatamente, através do serviço emergencial 199, que funciona 24h.