Emsurb leva ação de conscientização ambiental ao Calçadão da 13 de Julho

Serviços Urbanos
06/06/2022 18h49

Nesta segunda-feira, 6, a equipe de educação ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) iniciou as atividades da semana no Calçadão da 13 de Julho, localizado no bairro que leva o mesmo nome. Na ocasião, eles dialogaram com os frequentadores do espaço a respeito da correta utilização dos Ponto de Entrega Voluntário (PEV), que é um dos equipamentos disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju para o recolhimento dos resíduos recicláveis.

Durante as abordagens, os agentes ambientais esclareceram a funcionalidade dos 57 dispositivos que atualmente estão espalhadas em diversos pontos da cidade, como os bairros Siqueira Campos, Ponto Novo, São Conrado, Industrial, Jabotiana e 18 do Forte. 

“Durante as visitas rotineiras das equipes pelos bairros, percebemos a necessidade de uma ação específica para explicar o tipo de material que pode ser descartado no PEV. Já houve casos de nos depararmos com o descarte de lixo doméstico, dejetos e até de animais mortos. Então, planejamos a primeira ação na 13 de Julho pela grande circulação de pessoas, e posteriormente seguiremos para outros locais”, pontuou o supervisor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos da empresa, Pedro Augusto de Azevedo Moraes.

O comerciante de coco, Antônio Marcos Santos Araújo, disse que “a partir de agora, também irei orientar os meus clientes para que todos tenham consciência e ajudem a Prefeitura a manter a nossa cidade sempre limpa e agradável”, afirmou após receber as explicações da equipe.

Andira Calixto Santos, que trabalha nas proximidades do Calçadão, considerou importante a ação que a deixou informada sobre mais um tipo de serviço ofertado pela empresa municipal, até então desconhecido. “Fiquei surpresa ao saber que o PEV é somente para lixo reciclável. Esse trabalho é bom porque deixa as pessoas sabendo o que pode ser jogado e evita que muita embalagem e copos plásticos fiquem espalhados nas ruas e entupam os bueiros quando chove”, afirmou satisfeita.

“Achei muito positivo a Prefeitura fazer esse tipo de esclarecimento. Eles explicaram qual a utilidade do PEV e os materiais que podemos descartar. Isso facilita muito para a população”, reiterou dona Maria Inês dos Santos, que costuma utilizar o espaço para atividade física.

Nesta terça-feira, 7, o grupo percorrerá o bairro Jabotiana levando orientações sobre o descarte correto de lixo, bem como esclarecimentos a respeito dos serviços já prestados pela empresa, no tocante ao descarte consciente.

Palmeira-Imperial

Ainda entre as ações inerentes à preocupação da gestão municipal com o meio ambiente, a Emsurb efetuou, nesta segunda-feira, 6, o transplante de uma Palmeira-imperial. A árvore com cerca de 12 metros de altura, foi doada pelo Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, através do Instituto Banese. “Como essa árvore possui uma estatura elevada, mesmo com a poda constante, a copa estava atingindo a rede elétrica e ocasionando queda de energia na localidade. Assim, fomos acionados para organizar essa operação minuciosa de remoção”, explicou o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro.

A espécie foi replantada na Alameda das Palmeiras, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira) em substituição a outra que tinha sido removida anteriormente em detrimento da idade. "Todo esse trabalho feito em parceria e que demonstra a responsabilidade ambiental dos órgãos envolvidos, é de fundamental importância, sobretudo, para a preservação da espécie desse tipo de árvore centenária”, concluiu o diretor.