Prefeitura aprova relatório de impacto de vizinhança para ampliação de hospital

Meio Ambiente
07/06/2022 20h46

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou, nesta terça-feira, 7, reunião para avaliação de Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV),  da ampliação do Hospital São Lucas, localizado no bairro São José. 

O secretário municipal do meio ambiente, Alan Lemos, explica que o RIV é um requisito legal para empreendimentos que podem apresentar grande impacto ao ser instalado na cidade e frisa a necessidade da avaliação.

“O projeto foi aprovado, significa dizer que essa etapa foi cumprida e que, a partir de outros requisitos legais, o hospital vai prosseguir no seu processo de construção e terá um impacto muito importante para a cidade, pois ampliará sensivelmente a oferta de serviço de saúde na rede privada da capital” pontua Alan.

O processo de análise dos RIVs é feito por uma comissão multidisciplinar formada por técnicos das pastas do Meio Ambiente (Sema), do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

“Estamos fazendo a análise de um processo que será implantado, para que possamos fazer um estudo das propostas e avaliar se a ampliação do empreendimento terá um valor positivo para a cidade, e como poderemos fazer para mitigar ou reduzir ao máximo os impactos na vizinhança e na capital” explica o presidente da Comissão do RIV, Rômulo Gomes.

Head de licenciamento da rede D’Or São Luiz, Clarice Daudt, sinaliza a importância do relatório. “É mostrar e dar transparência à sociedade a partir dos benefícios que o São Lucas vai trazer, por ser uma edificação de grande porte para a cidade de Aracaju, no qual poderá apontar quais são os impactos positivos que isso vai gerar para a população ao redor no raio de influência”, frisa.