Prefeitura intensifica divulgação turística de Aracaju no mercado nacional

Indústria, Comércio e Turismo
08/06/2022 11h37

A divulgação de Aracaju no mercado do turismo é uma das metas que a Prefeitura de inseriu em seu Planejamento Estratégico, com vistas a mostrar a cidade fora do estado, um destino novo, diferenciado e repleto de surpresas para quem está planejando a próxima viagem de férias, negócios ou lazer.

Para ilustrar a atenção da gestão municipal com a divulgação do destino, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Fraga, utiliza frase do pensador Patrick Munzfeld: “quem não é visto não é lembrado e quem não é lembrado acaba sendo esquecido”. 

“Esse é um pensamento muito usado em aulas de marketing e nossa gestão está atenta a esse ensinamento. O prefeito Edvaldo Nogueira tem a exata compreensão da importância de mostrar Aracaju para o mundo, mostrar que somos um destino novidade, e tem canalizado recursos na casa dos milhões para a divulgação da cidade, não é pouco o que está se fazendo”, pontua o secretário. 

Entre os investimentos feitos em divulgação, o gestor relaciona o Termo de Fomento firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), no valor de R$1 milhão, para execução do Projeto de Promoção Nacional do Destino Turístico de Aracaju/SE, compreendendo ações como road shows; captação de eventos; famtour; parcerias com operadoras de turismo e produção de conteúdos em redes sociais.

Como parte das ações desse investimento, Jorge Fraga cita que, em 25 de maio, foi realizado o road show Viva Aracaju na cidade de Belo Horizonte/MG, quando, em parceria com a Azul Viagens e o Governo de Sergipe, por meio da sua Secretaria de Estado do Turismo (Setur), foram capacitados mais de 120 agentes da Azul Viagens. 

Ainda no mês de maio, em parceria com o Governo de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju participou, nos dias 27 e 28, da 27ª BNT Mercosul 2022, em Itajaí/SC, de feira que reuniu cerca de cinco mil participantes, mais de 350 marcas expositoras, 141 representantes de operadoras, 283 municípios brasileiros e 43 cidades estrangeiras de países da América do Sul. 

Nos próximos dias 14 e 15 de junho, será realizada mais uma edição do road show ‘Viva Aracaju’, em Salvador/BA e Feira de Santana/BA, totalizando 10 caravanas desde que o projeto foi iniciado, alcançando os seguintes municípios: Belo Horizonte/MG, Divinópolis/MG, Brasília/DF, Goiânia/GO, Arapiraca/AL, Maceió/AL, Caruaru/PE, Salvador/BA e Feira de Santana/BA.

Outra ação de importância enaltecida pelo secretário Jorge Fraga foi a campanha ‘Verão é Tempo de Aracajuar’, promovida pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) com ampla divulgação de Aracaju por meio de vídeo promocional veiculado em plataformas digitais (Instagram, Facebook, Twitter, sites de turismo), bem como em afiliadas da Rede Globo Nordeste na Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Também foram contratados publieditoriais em sites de turismo como o “Blog Um Viajante”, o “Viaje na Viagem”, e o “Prefiro Viajar”; banners online no buscador Google direcionado para sites de OTAs (Online Travel Agencies) especializados em venda de produtos de viagem e peças publicitárias em mais de 50 pontos de São Paulo mostrando vários atrativos de Aracaju.

“Além de todo esse trabalho de divulgação da campanha, temos também o perfil @descubraaracaju no Instagram, mantido e alimentado diariamente pela Semict com postagens leves, mostrando os atrativos da nossa cidade com uma estética bastante apropriada para a ferramenta digital e que tem engajado muitos internautas com conteúdos com nossa identidade, com nosso jeito de ser, posts que mostram Aracaju como ela é”, observa a diretora do Departamento de Promoção Turística (Dptur), Luciana Kariny.

Para o segundo semestre, a Prefeitura, através da Semict, divulgará Aracaju em mais três importantes feiras de turismo: ABAV & Collab, em Recife/PE, dias 21, 22 e 23 de setembro; BTM - Brazil Travel Market, em Fortaleza/CE, dias 20 e 21 de outubro; e Festuris, em Gramado/RS, dias 3, 4, 5 e 6 de novembro.

“Tenho me reunido com minha equipe para fazermos uma bela participação nestas 3 últimas feiras do ano, vamos levar mais material de divulgação e cravar na memória de quem passar em nosso estande que Aracaju chegou para ocupar espaços no mercado, somos um destino novidade e cheio de atrativos para trazer turistas para nossa cidade, é um trabalho firme, na linha do que determina o planejamento coordenado pelo prefeito Edvaldo Nogueira”, ressalta Jorge Fraga.