Prefeitura inicia Semana do Meio Ambiente com plantio de 175 mudas

Agência Aracaju de Notícias
08/06/2022 12h50

Conscientizar a população acerca da preservação ambiental é uma das preocupações da Prefeitura de Aracaju. Por isso, nesta quarta-feira, 8, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a gestão municipal deu início à programação da Semana do Meio Ambiente, que segue até o dia 10 de junho, com atividades de educação e conscientização ambiental na cidade. 

Como primeira ação do momento alusivo, foram entregues 175 mudas de plantas na Orlinha do Bairro Industrial, destinadas para a arborização voluntária da cidade. O Carro da Árvore, estacionou na orlinha com mudas de plantas florestais, como Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Cascudo, além de frutíferas, como jambo, tamarindo, abacate, pitanga, e as medicinais, a exemplo de babosa, boldo brasileiro, erva cidreira, manjericão, entre outras, todas elas produzidas no Horto Municipal, localizado no Parque da Sementeira, em Aracaju.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Alan Lemos, a Semana do Meio Ambiente integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. “Dentro do planejamento, temos alguns objetivos estratégicos associados ao meio ambiente. Um deles está relacionado à arborização, por meio do Aracaju Mais Verde, que está centrado também nas unidades de conservação da cidade, para expansão da área plantada nas ruas, nos parques e avenidas, e pressupõe também que nós tenhamos, junto disso, a participação da sociedade”, explica o gestor.

A preparação das mudas é realizada no Horto Municipal. De acordo com o coordenador do local, Vitor Melo, o trabalho acontece desde quando as árvores ainda são sementes. 

“Já fizemos eventos desse tipo nos diversos locais de Aracaju, desde a zona Sul até a zona Norte, e hoje viemos ao bairro Industrial, que ainda não tinha sido contemplado, enfatizando a Semana do Meio Ambiente, trazendo à conscientização para a população sobre a importância da arborização na cidade. No horto nós preparamos essas mudas desde a coleta das sementes até chegar no porte ideal para o plantio. Também temos apoio do Sergipe Tech, na parte tecnológica e também nos ajudando na produção de algumas espécies florestais”, explica o coordenador.

A Sema também realizou nesta quarta-feira, 8, o plantio de 40 mudas de espécies diversas no entorno da Orlinha do Bairro Industrial. Até o final da Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura terá realizado o plantio de cerca de 325 mudas de árvores na cidade.

“Além do trabalho de conscientização ambiental, com a mobilização da população, fazendo a doação de árvores com orientação, também estamos realizando o plantio direto nos bairros. Porque dessa maneira integrada entre Prefeitura e população, poderemos expandir a área verde da cidade, aumentando os aspectos relacionados ao paisagismo e fazendo as vegetações cumprirem o seu papel importante, inclusive em relação à ação climática”, conclui Lemos.

A aracajuana Juraci Anastácia do Nascimento, segurando firme as suas novas mudas de Flamboyant Mirim e Abacate, parabenizou a ação da Prefeitura de Aracaju. Segundo ela, a capital sergipana ficará ainda mais arborizada e bonita a partir da plantação dessas mudas.

“Eu gosto muito de árvores. Uma cidade cheia de árvores é muito interessante. Essa ideia da Prefeitura é excelente porque vamos deixar nossa cidade mais bonita. Vou plantar as minhas em casa, porque já queria plantar há muito tempo. Vim cedo para conseguir as minhas”, disse, empolgada, Juraci.

Para o ciclista Alex Santos, a preservação do meio ambiente por meio da plantação de novas árvores da cidade, poderá garantir uma melhor qualidade de vida para toda a sociedade. 

“A população precisa entender que o planeta precisa de mais plantas, de mais árvores, para que a gente possa respirar melhor e ter uma vida mais saudável. Estou levando um abacateiro e uma pitangueira, que é o que falta lá no meu pomar”, ressalta Alex.

Programação Semana do Meio Ambiente

Dia 9

Poluição Sonora - 10h às 12h30min
Local: Praça General Valadão, Calçadão da Rua João Pessoa e entorno - Centro

Praia Limpa -15h
Local: Calçadão da Praia Formosa – Treze de Julho

Dia 10

Apresentação Do Plano De Manejo Do Parque Poxim - 10h30